No ano de 1996, na faculdade, Kensuke Kita, Takahiro Yamada e Masafumi Gotō se conheceram e formaram a banda; tempos depois Kiyoshi Ijichi, até então baterista de outro grupo universitário, se juntou a eles.
Como todo músico que não tem um empresário poderoso e nem dinheiro para o grandes propagandas, eles ralaram muito até surgir alguma oportunidade, tocaram músicas próprias com letras em inglês em bares e festivais até 2000, quando gravaram sua primeira música em japonês "Kimi to Iu Hana" e distribuíram cds para praticamente todas as rádios de rock. Um DJ gostou do som e passou a tocá-lo em seu programa. Com o sucesso dessa música, a banda conseguiu fechar contrato com a Sony Music e, em 2002, lançou o mini álbum Houkai Amplifier. Desde então, o volume de fãs do grupo só cresceu.
Os gostos pessoais do quarteto são basicamente rock e rock alternativo, o que ajuda a justificar o estilo musical e visual do Ajikan. As características mais marcantes do grupo são definitivamente: um vocalista de aparência quase nerd, à la Weezer, que tem uma voz que surpreende por ser agradavelmente desafinada; um poderoso contra-baixo que marca muita presença em todas as musicas; guitarras muito bem trabalhadas e muito criativas e uma bateria surpreendente, que agrada a quem ouvir!