Como em todos finais de semana depois do futebol, vem a tradicional cervejinha e o pagode esperto... Assim nasceu o Grupo Arte Final para o mundo da música.
O nome Arte Final foi uma sugestão de Zé Carlinhos, desenhista projetista, que disse: "A qualidade do nosso samba é diferente, não podemos colocar um nome qualquer... Nosso samba tem balanço, swing, tem Arte final... "
E em votação, o nome que mais se identificou com esta proposta do grupo, foi mesmo o "Arte Final".
Sendo incontestável o valor e a riqueza musical do Grupo, surgia a oportunidade de gravar um disco através do amigo Humberto Miranda. O convite foi feito por um dos diretores da gravadora Polygran. Convite aceito, disco gravado e lançado com o título "Pagode Esperto", em homenagem ao tradicional futebol com samba dos finais de semana.
Compositores consagrados como Almir Guineto, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha, Marquinho PQD, Beto sem Braço, Mário Sergio (FDQ), Serginho Miriti e compositores do próprio grupo assinaram as faixas deste primeiro LP,obtendo ótima repercussão e execução nas rádios. Com este sucesso, surgiram novas propostas para gravar um novo disco.
O segundo trabalho com a produção dos maestros François Lima e Pique Riverte, que faziam parte da banda de apoio, logo destacou-se nas paradas musicais com as faixas :Reunião Da Amigos (título do disco), Falso Amor e Bruna. O show de seu lançamento no Centro Cultural de São Paulo foi considerado, segundo a crítica especializada, o melhor do ano. A partir daí o "Arte Final" não parou de gravar, e o sucesso se tornou um fato real.
Com todo essa bagagem musical veio o terceiro LP como título "Renascer". Uma qualidade musical invejável, um disco alegra e romântico que teve destaque para as músicas "O Sonho Se Perdeu" e "Forasteira", com produção de Eira Havaí.
Com a mudança de gravadora, agora pela Paradoxx Music, o Grupo Arte Finallança o CD "Alto Astral", uma produção de Reinaldo Chulapa. Sendo considerado pelos programadores das rádios como o CD
"novidade do ano", apresentou desde sua primeira execução uma grande aceitação pelo público.
Formacão atual do Grupo:
Baianinho- cavaquinho e vocal
Zé Carlinhos- pandeiro, percussão e vocal Ivan- tamborim e vocal
Edu- Violão e vocal
André Skilo- percussão geral
Marcelo Bianca- percussão geral
Valtinho- percussão geral e vocal
Pitú - percussão geral
O Grupo Arte Final está no mundo da música há 20 Anos, mantendo sempre um trabalho musical Criativo, Refinado e Profissional...