×

Biografia de Armagedom

O Armagedom é uma banda de hardcore/crossover thrash de São Paulo. A banda auto-rotula seu som de Deathcore.

A banda Armagedom inicou em 1982 com o nome "Última Chance", quando Javier (vocal), Zero (baixo), Barriga (guitarra) e Ricardo (bateria) começaram a ensaiar. Embora o nome fosse diferente, a proposta principal do grupo já estava definida. Uma visão de pobreza, morte, injustiça, agonia e desesperança sempre foram o tema principal nas letras. Como quase todas bandas hardcore punk dos anos 80, os integrantes aprenderam a tocar durante os ensaios.

Em 1983, mudaram o nome para Rad Esquerda, mas o grupo decidiu após um tempo mudar novamente para um novo nome, refletindo a proposta da banda. Esta mudança aconteceu quando Zero (baixo) deixou o grupo e um novo integrante se juntou a banda - Eduardo - o novo baixista. O novo nome era ARMAGEDOM, um palavra biblica da batalha do final dos tempos, algo muito próximo ao sentimento que a banda sempre procurou passar.

Com a nova formação Javier (vocal), Barriga (guitarra), Eduardo (baixo e Ricardo (bateria), conseguiram finalmente comprar os instrumentos e arrumar um lugar para ensaiar (Garagem da casa do Javier). Antes disto, costumavam ensaiar no estudio da banda Cólera. Após encontrar um lugar para ensaiar e compondo novas músicas, o Armagedom começou a evoluir rapidamente e no final de 1984, gravam uma fita com 14 músicas no estudio Eldorado. Duas músicas desta gravação foram usadas na coletânea Ataque Sonoro. As músicas eram "Mortos de Fome" e "Super Projetos".

Após algumas gigs, o Armagedom pôde finalmente gravar um LP, lançado pelo selo Rainbow Records. Um pouco depois disso, Javier começou a tocar guitarra, Barriga mudou para o baixo e o Eduardo se tornou o vocal da banda. Em 1987, a banda parou e no final de 1988 retornou sem o Barriga, agora com Beto como baixista.

A banda começou a ensaiar de novo e na metade de 1989, gravaram uma demo tape com cinco novas músicas, que foram utilizadas no split CD e LP com Força Macabra - Tumulo vago aos próximos que irão morrer por omissão. Neste período o Armagedom tocou em alguns lugares em São Paulo, e em 1992 gravaram um video de um gig ao vivo no espaço Retrô com novas músicas.

Em 1993, Ricardo deixou a banda e, após tentar encontrar um novo baterista, a banda parou novamente em 1994. Em 1998, Javier foi contactado pelo Força Macabra, banda da Finlândia e iniciaram um projeto para lançar um split CD e LP e no meio de 1999 a banda retornou mais uma vez com Eduardo no vocal, Javier na guitarra, Ricardo na bateria e um novo componente, Claudinei no baixo. A banda com esta formação lançou o álbum Das Cinzas ao Inferno e segue tocando até hoje.