Dupla formada por Antônio Carlos (voz, banjo e violão) e Jocafi (voz e violão). Iniciou sua carreira artística em 1969, quando inscreveu no "V Festival de Música Popular Brasileira" a música "Catendê" (Antônio Carlos, Jocafi e Ildásio Tavares), defendida por Maria Creuza. No ano seguinte a dupla participou com a mesma música de um festival no Nordeste. Em 1971 Maria Creuza gravou "Catendê" obtendo grande sucesso. Neste mesmo ano a dupla participou do "VI Festival Internacional da Canção" com a composição "Desacato", classificando-se em segundo lugar.
Logo depois a dupla assinou contrato com a RCA , lançando com êxito o LP "Mudei de idéia", no qual foram incluídas as faixas "Desacato" e "Você abusou", além da faixa-título, composições que fizeram enorme sucesso, recebendo inúmeras regravações, entre elas a de Maysa. Mas o maior sucesso do LP foi a faixa "Você abusou".
Por essa época, a dupla era constantemente contratada para fazer trilhas para cinema e televisão. Entre as novelas da TV Globo destacam-se "O Primeiro Amor", para a qual compuseram o clássico infantil "Shazam e Xerife". Mais tarde, esta composição deu origem ao seriado homônimo, e ainda "Super-Manuela". Em 1972 a composição "Catendê" foi incluída no LP "Eu sei que vou te amar", de Maria Creuza, Toquinho e Vinicius de Moraes. A partir daí, a dupla apresentou-se em vários festivais e excursionou pelo Brasil e exterior.
No ano de 1974, a dupla obteve êxito com a composição das músicas "Toró de lágrimas" (c/ Vevé Calazans) e "Dona flor e seus dois maridos". No mesmo ano, conquistou o 2º lugar no primeiro "World Popular Song Festival", de Tóquio (Japão), com a música "Diacho de dor". Participou, em 1978, do "Projeto Pixinguinha" em turnê pelo Nordeste em show com Paulo Moura, Roberto Silva e Júlio São Paio. No ano seguinte, lançou o LP "Trabalho de base", lançado pela RCA Victor. Em 1984 lançou o LP "Pássaro fugido" pela gravadora Polydor, disco no qual a dupla assinou com o arranjador e guitarrista Júlio São Paio seis composições. Deste disco, destacou-se "Estrela amante", regravada mais tarde pelo cantor Peninha.
No ano de 1986, a dupla lançou o LP "Feitiço moleque", no qual foram incluídas, entre outras; "Aventureiro" (Antonio Carlos, Jocafi e Júlio São Paio), que se tornou tema da novela da Globo "Sinhá-Moça", exibida no exterior, divulgando a composição em mais de 20 países. No ano seguinte, o grupo "Banda do Forró Forrado" gravou "Forrobodó", composição de autoria de Antonio Carlos, Jocafi e Júlio São Paio. Gravou o disco "Samba, prazer e mistério", em 1994, no qual incluiu as faixas "Vá brincando" e "Negócio de cumadre". No ano seguinte, a gravadora BMG lançou o CD "Grandes autores - Antônio Carlos & Jocafi".
Seu sucesso maior, contudo, continua sendo a composição "Você abusou", que, a partir de 1973, virou sucesso internacional, especialmente na França, cuja versão passou a chamar "Fais comme l'oiseau", feita por Michel Fugain virou hino do Partido Socialista francês. O compositor francês assinou como sendo o autor da música e a dupla teve que entrar na justiça, ganhando a causa, mas parte do povo francês acreditam q a composição é de autoria de Michel. A mesma música também tem versões em espanhol e japonês, além de gravações de Célia Cruz, Sérgio Mendez e Stevie Wonder. Entre os intérpretes da dupla, destacam-se também Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.
Em 2002 a dupla apresentou-se no Vinicius Piano Bar no Rio de Janeiro. No ano de 2006 a dupla aprsentou-se no Bar Brahma, em São Paulo e no Vinicius Piano Bar, em Ipanema, no Rio de Janeiro.