Morna Anne Murray nasceu em 20 de junho de 1945, na pequena cidade de Springhill. É uma cantora canadense ganhadora de Grammy Award-winning. Murray representa vários estilos desde Pop, Country a estilos Adult Contemporary. Até agora, seus discos já venderam mais de 54 milhões de cópias.
Murray foi a primeira cantora solo canadense(feminina)a alcançar # 1 nas paradas E.U., e também a primeira a ganhar um disco de ouro por uma das canções de seu álbum, "Snowbird" (1970) (título homônimo de uma canção composta por Gene MacLellan).
Ela é frequentemente citada como a mulher que abriu o caminho para outras histórias de sucesso internacional do Canadá, como Céline Dion, Sarah McLachlan e Shania Twain. É também a primeira mulher e a primeira canadense a ganhar "Álbum do "Ano no Country Music Association Awards 1984 por seu álbum A Little Good News.
Murray sempre residiu no Canadá e hoje vive em Toronto, mas passa a maior parte verões em Nova Escócia. Em 11 de maio de 2007, Murray foi nomeada melhor cantora feminina do mundo pela revista de celebridades Golf For Women, ostentando um handicap 11.
Seu pai, James Carson Murray, foi um médico e sua mãe, Marion Murray, foi uma enfermeira.
Depois de manifestar um interesse precoce pela música,
estudou piano durante seis anos, aos quinze anos, ela começou a ter aulas de voz. Cada manhã de sábado, tomou um ônibus em Springhill para Tatamagouche, Nova Escócia, para sua aula de canto com a professora, Karen Mills.
Na sequência do ensino médio, Murray passou um ano na Mount Saint Vincent University, uma faculdade feminina em Halifax, Nova Escócia. Depois de concluir a Mount Saint Vincent University, ela foi para a Universidade de New Brunswick, em Fredericton, New Brunswick, onde estudou Educação Física.
Em 1965, ela apareceu no registro UNB "The Groove" (500 pressionada). Ela cantou duas músicas do disco, incluindo "Unchained Melody". No rótulo o nome dela era grafada "Anne Murry."
Murray increveu-se para a audição na década de 1960 no show de televisão de música CBC "Canções do Jubileu", infelizmente o elenco estava fechado/completo.
Dois anos depois, ela recebeu um telefonema de
"Canções do Jubileu", co-anfitrião e produtor associado, Bill Langstroth, que pediu para que ela retornasse para uma segunda audição. Anne foi posteriormente integrada ao elenco para o show.
Depois de um Verão cantando, Murray começou a lecionar
Educação Física em uma escola secundária em Summerside, Prince Edward Island. No entanto, após um ano de ensino, lhe ofereceram uma vaga em um programa televisivo, "Let's Go" e voltou a "Canções do Jubileu".
A "Canções Jubileu trilha sonora" foi lançado pela Arc Records, um dos rótulos primeiro registro do Canadá. Diretor musical do show, Brian Ahern, informou Murray que ela deveria gravar um álbum solo, seu primeiro álbum, "What About Me, foi produzido por Ahern em Toronto, e lançado em 1968 no rótulo Arc.
Murray lança o álbum de estréia pelo rótulo Arc canadense, intitulado What About Me (Arc AS 782). O primeiro single foi o corte do mesmo nome, foi escrito por Scott MacKenzie, e fez um considerável sucesso nas rádios canadenses.
O projeto foi produzido por Brian Ahern e Gilliland Bill, e as canções abrangidos por Joni Mitchell, Ken Tobias e John Denver. Após um ano de longa participação na Arco, Anne passou a Capitol Records em 1969 para gravar seu segundo álbum, This Way Is My Way, que foi lançado no outono do mesmo ano.
Este álbum foi o single que lançou sua carreira de sucesso, "Snowbird", que se tornou um hit # 1 no Canadá. "Snowbird" tornou-se um sucesso surpreendente sobre os E.U. gráficos, bem como, atingindo # 8 no Billboard Hot 100 chart, em 1970. Foi também o primeiro de oito # 1 Adult Contemporary Hits para Murray.
A canção de Murray foi premiada com o primeiro disco de ouro sempre dado a um artista nos Estados Unidos. Um dos mais bem sucedidos artistas do sexo feminino de nosso tempo. Murray fez várias aparições na televisão no Canadá e nos Estados Unidos, tornando-se regular na série de sucesso da TV E.U. The Glen Campbell Goodtime horas.
Álbum atual é de Murray Anne Murray Duets: Friends and Legends, lançado em novembro de 2007 no Canadá e em Janeiro de 2008, os E.U. O álbum inclui 17 faixas que incluem muitos dos maiores sucessos de Murray sobre seus quase quatro anos de carreira, re-registrado como duetos com outros.
Estes artistas incluem superstars canadense Céline Dion e Shania Twain, juntamente com outros colegas canadenses Kd Lang, Nelly Furtado, Jann Arden, um CD-fechamento Francês-língua dueto com Isabelle Quebec Boulay, e filha de Murray, Dawn Langstroth; décadas da Austrália ao longo da veterana Olivia Newton-John, Emmylou Nashville Harris, Martina McBride, Shelby Lynne, e pop / country / cristã contemporânea crossover artista Amy Grant; composição e gravação lenda Carole King; influente Folk-Rock duo Indigo Girls; sexteto irlandês Celtic Woman; azul final da Grã-Bretanha eyed lenda alma e amigo pessoal de Murray, Dusty Springfield, e um dueto de seu marco, carreira que institui # 1 hit de 1970 ", Snowbird", com a soprano maior do mundo, vendendo, Sarah Brightman.
Em 10 de outubro de 2007, Murray anunciou que vai embarcar em sua última turnê. Seu álbum What a Wonderful World foi re-lançado em julho de 2008 na América do Norte como um pacote de 14 músicas. Um novo álbum de Natal, intitulado Christmas Album Anne Murray's com DVD bônus foi lançado em outubro de 2008.