×

Curiosidades sobre Angra

Enviar curiosidade >
  • O quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons em 1992.
  • No início da década de 1990, durante os anos de faculdade, embriagado pela atmosfera acadêmica,Rafael Bittencourt, fundou, junto com alguns amigos da universidade, uma banda, que misturava as raízes latinas de seus integrantes com o material erudito. Para tanto, coletou idéias e escreveu peças musicais para o projeto que, mais tarde, seria chamado "Angra".
  • Depois de entrar na banda Angra , Ricardo torna-se mundialmente conhecido. Não só por mesclar outros ritmos como salsa, merengue, baião etc. ao heavy metal, mas também pelo jeito singular de tocar, extremamente técnico, preciso mas sem esquecer do feeling e da versatilidade, que são a marca do musico até hoje.
  • O primeiro trabalho como músico profissional de Ricardo Confessori foi na banda Garcia & Garcia. Gravou o álbum "Mr. Fire" em 1990. Este disco hoje em dia é uma reliquia para os colecionadores.
  • Kiko Loureiro também foi destaque de capa de uma edição especial da revista japonesa Young Guitar, com direito a chamada em português, “Mate-se de Praticar”, além de participar no CD da banda Blezqi Zatsaz, do tecladista Fábio Ribeiro, tocando em cinco faixas.
  • Ricardo participa de diversos workshops importantes pelo Brasil e exterior e é endorsado pelos pratos Zildjian, baquetas Vic Firth, peles e bateria RMV.
  • Felipe Andreoli conseguiu destaque no cenário do baixo no país, sendo considerado o principal difusor da técnica de pizzicato com três dedos. Por um ano escreveu uma coluna sobre técnica, "Caminhos do Metal", na revista Cover Baixo.
  • Paralelamente, os membros da banda também se dedicam a clínicas, workshops e aulas, atividade que sempre marcou a atuação dos músicos do Angra. Os cinco são constantemente convidados a transmitir seu conhecimento, tanto no Brasil como no exterior, o que faz com que sirvam de influência para diversos estudantes de música e grupos iniciantes. Esses eventos, realizados de maneira informal e didática, fazem com que o Angra seja ainda mais respeitado em todos os locais onde se apresenta, sendo comuns inclusive os convites para que seus músicos visitem escolas de música durante suas turnês internacionais.
  • No Angra, Ricardo gravou o antológico “Holy Land”, de 1996, um disco conceitual cheio de ritmos brasileiros que certamente é um marco na historia do rock pesado brasileiro.
  • Ricardo se decidiu pela bateria, aos 13 anos de idade. Desde então o musico nunca mais deixou de estudar e de estar em contato com seus instrumento o máximo de tempo possível, dicas do próprio baterista quando perguntado sobre o assunto.
  • No ano de 2003, o Angra participou de dois grandes festivais europeus, ao lado de nomes expressivos do cenário mundial, tais como: Whitesnake, Motorhead, Saxon, etc. Em novembro do mesmo ano, Edu Falaschi se reúne novamente com o grupo que o projetou para o mundo, objetivados em iniciar a pré-produção do novo material de estúdio, que mais tarde seria batizado de Temple Of Shadows.
  • A banda foi formada por Antônio "Toninho" Pirani, então proprietário da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records por volta de 1991, no auge do estilo metal melódico. Toninho convocou músicos com potencial e outros velhos conhecidos como o vocalista Andre Matos, com quem já havia trabalhado nos tempos de Viper como empresário. Os músicos Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luís Mariutti (baixo), e Marco Antunes (bateria) completaram o time.
  • A banda Angra lançou o primeiro álbum, Angels Cry, em 1993.
  • Considerado por muitos o melhor álbum da banda, Angels Cry obteve ótima repercussão tanto no Brasil como no exterior (principalmente no Japão, onde a banda alcançou uma marca de mais de 100 mil cópias vendidas), graças à inteligente mistura de heavy metal e música clássica, sonoridade que marcou o estilo da banda.
  • O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à "Deusa do Fogo") e por parecer o adjetivo "Angry" (em inglês, raivoso).
  • Rafael Bittencourt também é produtor musical, já tendo produzido as bandas brasileiras "Karma" e "HolyFire".
  • Rafael Bittencourt é endorsee (patrocinado) das seguintes empresas:Yamaha (guitarras) Audio-Technica (microfones) NIG Strings (encordoamentos)Boss(Pedaleiras e Multi efeitos) M-Audio (efeitos e processadores) DiMarzio (captadores para guitarra) Hendrix World Music (loja de instrumentos musicais de São Paulo)
  • Na condição de músicos consagrados, os integrantes do Angra também estão popularizando seu conhecimento através de vídeo-aulas. Kiko Loureiro lançou duas fitas, Os Melhores Solos e Riffs do Angra e Técnica e Versatilidade, além de ter gravado três álbuns: "No Gravity", "Universo Inverso" e o recém-lançado "FullBlast", enquanto Felipe Andreoli lançou no mesmo formato o vídeo Angra Bass, e também ele voltou para a antiga banda, Karma, gravando o cd Leave Now!!!, e ainda participa do projeto VOX com os integrantes do Karma, além também de participar do projeto Freakeys de Fábio Laguna. A editora japonesa Prime Direction lançou mais um songbook da banda, contendo as tablaturas e as partituras de todos os instrumentos das canções do álbum Rebirth. O livro está saindo apenas no Japão, numa edição luxuosamente encadernada.
  • O nome significa deusa do fogo na mitologia tupiniquim, além de significar uma pequena enseada ou baía usada como porto natural. Além disso, também foi escolhido por parecer com o adjetivo em inglês angry, que significa "raivoso".
  • Edu desde pequeno já tinha contato com a música, pois a família de seu pai era de músicos, não profissionais, sendo assim participava sempre das reuniões de família cantando com seu pai e seus tios.
  • Ricardo fala com a propriedade de um dos grandes bateristas atuais, reconhecido mundialmente por diversos músicos e revistas especializadas em música e instrumentos musicais.
  • O Angra ainda teve sua biografia com foto publicada na enciclopédia Power Metal, da série RockDetector, lançada pela Cherry Red Books, da Inglaterra.
  • Rafael Bittencourt, no Brasil, foi colunista de várias revistas especializadas de guitarra, a saber: "Cover Guitarra" e "Guitar Class", além de colaborador da "Guitar Player".
  • Até 2006, Felipe se dedicava à turnê de divulgação do disco Aurora Consurgens, do Angra. Atualmente utiliza baixos de 6 cordas da série TRB (Totally Radical Bass), da Yamaha. E no momento, divulga o cd Fragile Equality da banda Almah, o qual produziu junto com Edu Falaschi.
  • Rafael aos 12, ao assistir, pela primeira vez, Angus Young tocando guitarra em videoclip do AC/DC, decidiu que iria aprender aquele instrumento: comprou seu primeiro violão e começou a ter aulas. Estudando peças musicais da cultura popular brasileira, tomou contato com os acordes jazzísticos da Bossa Nova e seus ritmos típicos.
  • Felipe Andreoli obteve primeiro lugar em praticamente todas as votações de leitores de revistas e sites especializados nos ano de 2002, 2003 e 2004, e também ficou em oitavo lugar na votação dos leitores da revista japonesa Burrn!.
  • Felipe chegou a utilizar vários baixos de fabricação da marca brasileira D'Alegria, entre eles os modelos signature Dart FA e A-Dart FA, ambos de 6 cordas, assim como um Defender JB Deluxe de 5 cordas (réplica do Fender Jazz Bass) e um baixo vertical Discovery, de 4 cordas, tocado com o auxílio de um arco.
  • Em 2002 Felipe lançou a vídeo-aula Angra Bass, onde aborda técnicas utilizadas nas músicas do Angra contidas no disco Rebirth. Segundo a última entrevista de Felipe publicada na revista Cover Baixo, o baixista pretende lançar outra video-aula em breve, bem como seu primeiro disco solo.
  • Durante sua estada nos Estados Unidos, Rafael Bittencourt tomou parte em diversas atividades do teatro, principalmente a dramaturgia.
  • Nos Estados Unidos,Rafael Bittencourt, tocou guitarra em uma big band de jazz (onde recebeu o prêmio Louis Armstrong como o melhor solista, em 1988) e tuba em duas orquestras, além de ter participado de um coral.
  • Edu possui experiência como produtor e arranjador musical desde 1993 quando era integrante do MITRIUM, sua primeira banda.
  • A especialidade de Ricardo são os dois bumbos e o swing brasileiro unido ao metal. Também domina a arte do "turn" (rodar as baquetas).

Mais tocadas

Ouvir Angra Ouvir

Biografia

Ver completa >
Angra quer dizer "deusa do fogo" na mitologia tupiniquim, além de significar uma pequena enseada ou baía usada como porto natural. E esse foi o nome escolhido para a banda de heavy metal com influências clássicas formada em 1992 na...

Discografia

Ver mais >

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >