Anacleto foi compositor de música caipira sem nunca ter estudado música: compunha com o violão nas mãos. Suas primeiras composições, feitas por volta de 1930, foram rancheiras, valseados, sambas e tangos.
Em 1960, Anacleto foi também diretor artístico do Selo Sabiá da gravadora Copacabana.
Foi autor de cerca de 430 composições, segundo dados da “Revista Sertaneja” de 1959, e 60 delas foram feitas para a dupla Tonico e Tinoco.
Outro grande sucesso de Anacleto Rosas Jr. foi "Aparecida do Norte", em parceria com Tonico: a música foi composta dentro de um ônibus, quando Anacleto voltava da cidade de Aparecida, onde vendia seus discos. Anacleto foi o primeiro compositor a homenagear a cidade e a Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida.
Um de seus maiores sucessos, foi o valseado "Os Três Boiadeiros", um clássico caipira que conta a longa viagem dos amigos tocando a boiada e dos percalços sofridos; foi gravada por Pedro Bento e Zé da Estrada e também por Sérgio Reis
Recebeu o título de “Cidadão Taubateano” em 1977, um ano antes do seu falecimento.
Foram seus parceiros de composição, entre outros, Tonico, Serrinha, Ado Benatti e Brioso. Arlindo Pinto, foi seu maior parceiro, com o qual compôs mais de 20 músicas.
Anacleto também teve um programa de rádio que se iniciava com a seguinte frase: "Acoooorda muierada! Vão prepará o leite do marido que ele tem que trabaiá! Bota a garrafa prá fora que o caminhão vai passá!".
Anacleto Rosas Jr.
18/7/1911 Mogi das Cruzes, SP
4/2/1978 Taubaté, SP
Em 1923, mudou-se para Poá, em São Paulo, pois o pai possuía ali um comércio. Ainda criança já costumava cantar modas-de-viola e desafios. Casou-se em 1934 e em 1937,...