Filha de um violonista e sobrinha de sanfoneiros de bailes nordestinos, a paulista Ana Paula Lopes esteve desde cedo próxima à música. Ana natural de São Bernardo do Campo/SP, cresceu escutando Bossa Nova, Jazz e Música Instrumental, desenvolvendo seu talento no meio artístico desde a infância. Começou a estudar piano aos 6 anos. É pianista, estudou canto, violão, percussão, ballet clássico, jazz, sapateado, dança contemporânea e teatro.
Quase seguiu outra carreira e foi enquanto trabalhava em uma agência de publicidade, aos 21 anos, que começou a cantar profissionamente com o show "Tributo a Billie Holiday".
Ana Paula acabou trocando a carreira de publicitária pela de cantora incentivada pelo antigo chefe Washington Olivetto. Dentro do projeto UpStairs Sound (2004), a cantora abriu os shows de artistas consagrados como Leny Andrade, Mônica Salmaso, Paula Lima, Yamandú Costa, e Paulo Moura.
O Show de Ana Paula Lopes é composto exclusivamente de Jazz e Bossa Nova. Lançou seu primeiro CD "Meu" em 2005 com clássicos da MPB, no qual relia clássicos da MPB. No repertório, músicas de Tom Jobim, Chico Buarque, Djavan, Edu Lobo, Suba, Willie Bobo e Jonnhy Burke. Os arranjos modernos e sofisticados são de Celso Marques, saxofonista de sua banda. Elogiado, o disco foi também distribuído na Alemanha e no Japão.
Em 2006 foi indicada por Nelson Motta como uma das "Artistas Revelação" do ano. Em 2007 foi apontada pela Revista Veja como destaque da nova safra de cantoras da MPB. Seu segundo álbum, "Mil Rosas", lançado em 2008, traz repertório quase todo inédito, com composições próprias e de nomes como Domenico Lancelotti, Giana Viscardi e Juliana Kehl.
Ana Paula escolheu a qualidade de som e o ambiente do estúdio Banda Sonora para realizar ambos os vídeos, acompanhada por Alê Damasceno (bateria), Marcos Klis (baixo acústico) e Paulo Costa (guitarra). Para o Lado A, gravou a faixa-título de seu mais recente disco, "Mil Rosas". Para o Lado B, apresentou uma canção inédita,
"Mulheres", feita em homenagem a algumas de suas amigas. Ana Paula é também proprietária e professora de canto, piano e educação musical da Usina Brasil Escola de Música e Arte.