×

Biografia de Amora

Crescida em Rodeio, no Estado de Santa Catarina, com 11 mil habitantes, há mais de duas décadas atrás, a cidade não tinha estrutura hospitalar, o que fez com que a mãe de Andressa Mora viajasse até a vizinha Timbó, para que ela pudesse nascer. Sua família a viu crescer na pequena região e, com apenas 14 anos, iniciou sua carreira de modelo na cidade vizinha, Blumenau. Três anos depois, ao enxergar perspectivas distantes de sua realidade, decidiu se mudar para São Paulo e, segundo ela, “foi onde tudo, de fato, começou”.

Com as descobertas da maior metrópole da América Latina, a modelo entendeu que poderia desbravar o mundo, tendo São Paulo como seu lar, onde poderia voltar sempre que precisasse. Por essas voltas, passou por Santiago (Chile), Los Angeles (EUA) e Hong Kong (China).

Mas existe uma história que cruza a carreira na moda quando ela ainda era criança. Aos 12 anos, Andressa começou a cantar, já tendo a música como uma de suas grandes paixões. Aos 14, mesma idade em que o mundo fashion a encantou, aprendeu violão e guitarra. Nessa idade a pequena artista já participava de festivais locais.

Da união do nome e sobrenome nasceu Amora, uma junção frutífera que, na música, busca “curar através das palavras, ajudar o próximo de alguma forma com minhas letras”, como ela conta. O salto temporal acontece e, aos 25 anos, chegam parcerias em músicas como “Summer Paradise”, em uma pegada eletrônica que transmite a energia da artista em um momento de descoberta desse novo mercado para ela.

A partir daí, “Memories”, “Stay Strong” e a brilhante “Addictive” chegam para selar as composições em inglês, todas compostas pela artista, por sua facilidade com a língua estrangeira. Em 2020, “Stay Strong” foi destaque em uma publicação da Rolling Stone Brasil, assinada pelo jornalista Pedro Antunes, onde ele diz: “A faixa é uma virada na carreira autoral da artista, com mais dramaticidade, num pop quase barroco com ecos e piano, depois de dois singles com BPMs mais acelerados e vibe dançante. Com isso, Amora realmente nos mostra o que será do novo álbum dela, previsto para sair até 2021”.

Em 2021, assina a distribuição de suas músicas com a Sony Music e projeta trabalho em português, abrindo alas para a intensa “Dilema”, onde traz na letra a superação e o empoderamento após um término de relacionamento e para a seguinte “Ousadia”.

Com influências como Iza, Sam Smith, Christina Aguilera e Selena Gomez, Amora encontra o seu lugar entre tantas melodias já preparadas - e que nascem naturalmente. O gênero Pop está presente, mas dá espaço para sentimentos como a felicidade, a tranquilidade e, porque não, também a tristeza. Com videoclipes que enchem os olhos do público, o objetivo é chegar nas pessoas e tocá-las com muito mais do que está por vir.