Os ex-Creed Mark Tremonti (Guitarrista) e Scott Phillips (Baterista) juntaram-se ao seu antigo companheiro, o baixista Brian Marshall e a Myles Kennedy, ex-vocalista dos The Mayfield Four para formar os Alter Bridge. O nome do grupo faz referência a uma ponte na cidade natal do de Mark Tremonti, lugar onde estava proibido de ir por sua mãe.
Com o fim dos Creed em 2004, Mark Tremonti e Scott Phillips resolveram criar um projecto que, segundo Tremonti era algo que ansiava não apenas profissionalmente, mas também pessoalmente. Algo mais voltado ao Rock & Roll ou seja, algo mais introspectivo, com mais sentimento, mas sem perder o peso e a melodia. Os dois passaram a tocar juntos sempre que tinham tempo. Nós começámos a perceber que partilhávamos a mesma visão, e com isso, ficámos ansiosos de voltar aos palcos - disse Tremonti.
Chamaram então Brian Marshall, que saiu dos Creed após sérias desavenças com o vocalista Scott Stapp. A essa altura, Marshall trabalhava como produtor no seu estúdio caseiro, mas aceitou prontamente a proposta. Quando recebi a ligação de Mark, consegui perceber, pelo seu tom de voz, que Alter Bridge era um projecto acerca do qual ele estava realmente empolgado - conta Marshall.
Faltando então uma voz, chamaram o ex-vocalista dos The Mayfield Four, Myles Kennedy. Tremonti conhecia Myles de uma tournée dos Creed em 1998, na qual tocaram com The Mayfield Four. Estava completa então a formação do novo projecto idealizado principalmente por Tremonti.