Allison Durbin nasceu em Auckland, em 1950, onde ela cresceu e estudou na Westlake High Girls. Alison começou a cantar com 5 anos de idade, ela passou seis anos cantando no Coral infantil, liderado pelo tio Tom Friendly, juntamente com seus seis irmãos e irmãs.
Enquanto no colégio, Allison começou apresenta-se nos clubes da juventude local, onde sua banda ficou bem conhecida.
Ela sempre foi requisitada pelas bandas para subir ao palco e cantar uma canção ou duas, para mostrar seu talento vocal. Em 1963, ela participou e ganhou um concurso de talentos no Ballroom Surfside, assinando contrato com a Dunningham Eldred Stebbing do Zodíaco Records.
Seu primeiro single: "Count On Me" / "Lover's Lane", por Zodíaco, não vendeu muito bem, assim que um outro foi lançado, "Rules of Happiness" / "Two Shadows" com o mesmo resultado. Então veio o seu terceiro single, que teve sucesso.
Ela fez um cover de "Can't You Hear My Heartbeat" com "Little Brother" no verso e esta versão vendida o original por Herman's Hermits, deu Allison o seu primeiro hit. Ela fez mais um single em 1965 por Zodiac chamado "Zapping" / "Little Girl Go Home".
Em 1966, Allison juntou-se a Mike Perjanik Band no estúdio e lançou dois singles no rótulo de impacto.
O primeiro foi "Sailor Boy" / "My Last Date", seguido por "Borrow My Love" / "Don't Let It Happen". Em pouco tempo ela estava apresentando como vocalista da banda, no seu trabalho ao vivo.
Com apenas 16 anos, ela partiu em uma turnê nacional de dança com o convidado especial Tommy Adderley. Depois disso, ela saiu em turnê, novamente como parte do "Impacto Label Show", antes de aparecer em uma série de compromissos no sul da ilha.
Em outubro de 1966, ela e Mike Perjanik Band movido através da Tasman por uma residência em Sydney Coogee Bay Hotel, antes de passar para as quartas de prestígio em maio/1967.
Depois de nove meses, ela deixou a banda para seguir carreira solo. Ela apresentou-se em clubes e hotéis, e retornou brevemente para a Nova Zelândia em turnê com Gene Pitney.
Ela fez uma grande quantidade de trabalhos na TV, aparecendo no Coreto, o Go, It's All Happening e outros, todos ajudaram a colocar um profissional brilho em seus desempenhos e ganhar seus novos fãs.
Até o momento Allison retornou a Nova Zelândia no fim de 1967, ela era uma profissional. Ela aprendeu sua arte e suas aparições de televisão exibindo-se sem nenhum nervosismo comuns aos jovens de 17 anos.
Agora administrada por Doug Elliot, ela assinou um novo contrato com a HMV em 1968.
Lançando de Durbin HMV primeiro foi uma capa de Morgana King "I Have Loved Me A Man", apoiada com "Areia". Produzido por Howard Gable, a canção vendeu mais de 30.000 cópias na Nova Zelândia, facilmente o best-seller - lançamento do ano, passou duas semanas no número um e recebeu da Loxene Disco de Ouro.
Com pouca divulgação, estourou nas paradas australianas, funcionando lado a lado com a versão King Morgana. Seu primeiro álbum "I Have Loved Me A Man" também foi lançado no momento.
De outro single do álbum foi lançado, chamado "Don't Come Any Closer" / "One More Tear". Ele chegou ao número 3 nas paradas nacionais, em Dezembro de 1968.
Em abril de 1969 um novo single, um cover de Joe South "s" Games People Play", com suporte de" You've Lost That Loving Feeling / Soul and Inspiration", também nas paradas de sucesso, chegando a número 4.
Em 1969, Allison foi condecorada com a "Nova Zelândia Entertainer Of The Year Award", embora estivesse vivendo na Austrália por quase dois anos.
Em 1969, casou-se com Howard Allison Gable e se estabeleceram em Melbourne. Inicialmente, ela divide seu tempo entre os dois países, aproveitando o sucesso considerável em ambas. Mas como a década avançava, ela concentrou-se no mercado mais lucrativo da Austrália. Um segundo álbum "Soft and Soulful" também foi lançado em 1969.
A popularidade de Allison também foi grande na Austrália, conhecida como a "rainha do pop" recebeu prêmio de Melhor Artista Feminina, três anos consecutivos, em 1969, 1970 e 1971. Durante esses anos, álbuns solos continuaram a ser lançado simultaneamente na Nova Zelândia e Austrália.
Eles incluíram "Sha La La La Lee"/"Cry Like A Baby", "He's Bad Bad Bad"/"Am I The Same Girl", "Don't Make Me Give In"/"World Of Music" in NZ and "Words Of Silence" in Aust, "Hallelujah"/"Tonight I'll Say A Prayer", "Holy Man"/"Letter To Bill", "Golden Days"/"Make The Feeling Go Away" and "Words Of Love"/"I Have A Son". Veio em seguida o seu best-seller australiano único.
Foi um cover de Ocean's "Put Your Hand In The Hand" backed with "Didn't We". Alcançou o número 24 nas paradas Nacional em Maio de 1971.
Allison em 1971 gravou um álbum com John Farnham, que tinha sido eleito o "Rei do Pop" durante os mesmos anos Allison receberam seus prêmios. Chamava-se "Together" e com ele dois singles foram lançados. O melhor foi "Baby, Without You" e alcançou o número 27.