Alicia mantém um trabalho freqüente de filantropia com entidades de tratam de vítimas de HIV/AIDS em todo o mundo. Além disso, participou recentemente dos concertos do Live 8 e do ReAct Now: Music and Relief, em prol das vítimas do furacão Katrina.
Seu primeiro álbum foi gravado em 2001, e se chama Songs in A Minor. O título refere-se à sua formação clássica e ao fato da maioria das canções terem sido escritas quando Alicia ainda era menor de idade. No ano seguinte, a cantora ganhou 5 prêmios Grammy com ele.
Com o mesmo álbum, Alicia ganhou mais 4 Grammys. Até o final de 2005, Alicia é uma das cantoras que mais ganhou prêmios na história do Grammy sendo 70 no total. Ela faz parte de uma lista seleta de cantoras que conseguiu 5 Grammys no mesmo ano; E elas são: Beyoncé Knowles, Lauryn Hill e Norah Jones.
Alicia Keys já ganhou muitos prêmios na carreira musical, sendo consideradauma das melhores cantoras de R&B do planeta.
Seu segundo disco foi lançado em 2003, com o título The Diary of Alicia Keys, e teve a sexta maior venda na primeira semana entre discos femininos de todos os tempos. A faixa 'If I ain’t got you' foi a primeira de uma cantora a permanecer mais de um ano na parada da revista americana Billboard.
No cd As I am tem a letra da música I need You escrita com a própria letra da Alicia Keys.
Alicia Keys vem de uma família de origens bem distintas. A família de sua mãe é oriunda da Itália, da Escócia e dos Estados Unidos, enquanto seu pai é afro-americano.
Em 2005, Alicia gravou seu Acústico MTV. Foi a maior venda de acústicos da emissora desde a gravação com a banda Nirvana, em 1994.
Por causa de sua formação em arte dramática, Alicia foi convidada para participar de 2 filmes. O primeiro, chamado Smokin Aces, conta com a presença dos atores Ben Affleck e Andy Garcia, e tem previsão de lançamento para 2006. Em 2007 ela volta aos estúdios, desta vez no papel da pianista Phillipa Schyuler, no filme Compositions in Black and White.
Ao longo de sua carreira, Keys faturou mais de 10 prêmios Grammy e seu álbum MTV Unplugged foi considerado um dos melhores do gênero.
Em 2005, a revista Time elegeu Alicia Keys uma das 50 pessoas mais influentes no mundo no ramo do entretenimento, ao lado de Clint Eastwood, Michael Moore e Jamie Foxx, Bono, entre outros.
Alicia Keys vem de uma família de origens bem distintas. A família de sua mãe é oriunda da Itália, da Escócia e dos Estados Unidos, enquanto seu pai é afro-americano. Começou a tocar piano aos 7 anos de idade, e aos 13 compôs sua primeira música, 'Butterflyz', que seria gravada em seu primeiro disco. Formou-se no colegial em primeiro lugar, aos 16 anos, em uma Escola de Artes Dramáticas de Manhattan, Nova York.
Alicia Keys é co-fundadora da ONG “Keep a Child Alive” (”Mantenha uma criança viva”), que fornece remédios para crianças africanas portadoras do vírus da AIDS.
Alicia Keys nasceu em Manhattan, EUA, em 1981, e teve aulas de piano desde os 5 anos de idade. Como boa parte das grandes cantoras americanas começou a cantar em corais gospel. Precoce, já compunha suas primeiras músicas aos catorze...