Alexandre Michel Gerard Desplat (Paris, 23 de agosto de 1961) é um compositor de trilhas sonoras francês, indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro.
Filho de um pai francês e uma mãe grega, que se conheceram na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Após o casamento mudaram-se para a França, onde Alexandre nasceu. Com cinco anos de idade começou a aprender o piano, e tornou-se proficiente no trompete e na flauta. Estudou com Claude Ballif e Iannis Xenakis, na França, e Jack Hayes, nos Estados Unidos. Os interesses musicais de Desplat foram variados, e ele também influenciou diversos artistas e educadores sul-americanos e africanos, como Carlinhos Brown e Ray Lema.
Em 1998 iniciou sua primeira colaboração com Florent-Emilio Siri no filme "Um Minuto de Silêncio" (Une Minute de Silence), do mesmo ano. Outros filmes que contaram com a parceria Desplat/Siri foram "Ninho de Vespas" (Nid de Guespes) (2002), "Hostage - Reféns" (Hostage) (2005) e "O Inimigo Íntimo" (L'Ennemi Intime) (2007).
Em 2007 e em 2009, foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora, pelos filmes "A Rainha" e "O Curisoso Caso de Benjamin Button", respectivamente.
Alexandre Desplat foi premiado com o World Soundtrack Awards, em 2007, como o Melhor Compositor do Ano, pelas trilhas dos filmes The Painted Veil e A Rainha /The Queen.
É também dele a trilha sonora para o filme Moça com Brinco de Pérola, composição pela qual foi indicado ao BAFTA e ao Golden Globe, em 2004.
Desplat é tido como o "sucessor" musical do compositor de trilhas sonoras francês Georges Delerue.
É compositor também da trilha sonora de The Golden Compass e New Moon (Lua Nova), ambos dirigido por Chris Weitz, substituindo o compositor do primeiro filme da Saga Crepúsculo (Twilight), Carter Burwell.