×

Biografia de Alex Mono

Alex Mono é cantor, compositor, guitarrissta e produtor cultural. Atua na área cultural desde os anos 80, quando ingressou na Universidade Federal de Pernambuco no curso de bacharelado em violão clássico, tendo aulas com o violonista clássico espanhol Carrion. Nessa mesma década participou de vários shows com seu irmão, também cantor e compositor, Zé Rocha, e estreou profissionalmente na peça teatral infantil de autoria do Erasto Vasconcelos, “Dez maracatus, Cuidado aí tem uma cobra”.

Nos anos 80 ainda, participou de projeto musical da Fundação Joaquim Nabuco, “Espaço Aberto”. A partir dos anos 90, com o surgimento do movimento mangue e ebulição cultural no Recife, junto com outros colegas músicos criou a banda Coração Tribal, onde teve o papel de cantor, compositor e guitarrista. Produziu em 1995/96 o projeto Olinda Pop no mercado Eufrásio Barbosa, com a Coração Tribal sempre convidando artistas populares como Selma do Côco, Aurinha.

Em 1997 contratado pela gravadora multinacional Virgin Records , com produção artística de Guto Graça Melo, o Cd Coração Tribal foi lançado na Europa, e no Japão.Com a banda fez turnê em vários países na Europa, França, Holanda, Espanha, Itália e Suíça, apresentou-se em casas de show e festivais como o Festival de Montreux na Suíça.

Ainda nos anos 90 participou de coletivos de artes integradas, como o Carga e Descarga, grupo que reunia Mauricio Silva, Dantas Suassuna, Marcio Almeida e Flavio Emmanuel, com esse grupo produziu trilha sonora para vídeo-arte de título “Sacrossantos Eróticos”. Ainda com esse grupo participou de performance de Maurício Silva na exposição “Temporal PE” no espaço cultural Armazén 14 no bairro do Recife antigo.