Alan Jackson já vendeu mais de 40 milhões de discos, emplacou mais de 30 singles no topo das paradas (22 de sua autoria ou co-autoria), ganhou mais de 80 prêmios, isto sem contar outras conquistas. Desde o lançamento do primeiro álbum Here in the real world, de 1989, até a extraordinária coletânea Greatest hits Vol. II, de 2003, o cantor americano se mantém como ícone da música country.
Afinal, não é qualquer artista que consegue acumular discos de platina - ainda por cima ter uma coleção com mais de 30. Somente 'A lot about livin' (And a little 'bout love)' rendeu seis certificados. Para se ter uma idéia, no caso de Alan Jackson, ganhar um disco de platina significa ter vendido 1 milhão de álbuns nos Estados Unidos ou 125 mil exemplares no Brasil.
A fórmula do sucesso de Jackson talvez esteja em sua simplicidade, que gera identificação tanto em homens quanto em mulheres, do interior ou centro, de pequenas ou grandes cidades. Em "Drive (for Daddy Gene)", por exemplo, ele conta como aprendeu a dirigir na Georgia, fazendo o ouvinte lembrar a primeira vez que segurou o volante. Na balada "Remember When", outra faixa do álbum Greatest hits volume II, ele fala sobre as recordações de um casal que envelhece unido.
Filho de uma dona de casa com um mecânico (o que explica sua paixão por carros), o cantor nasceu e foi criado em Newnan, na Georgia. Na adolescência, se apaixonou por uma garota que conheceu na lanchonete Dairy Queen, com quem depois teria três filhas. Antes de se tornar famoso, ele teve vários empregos. Foi vendedor de automóveis, mecânico, além de estar - sempre que podia - se apresentando em bares à noite.
Reconhecendo que os 'brinquedos' que tem hoje são 'maiores' do que os do passado, o astro ressalta que nada o fará esquecer sua origem. Ano após ano, hit após hit, Alan Jackson continua a mesma pessoa, apaixonado pela família e pela vida.