A banda surgiu em 1977 em Fort Payne, AL. Antes de Alabama, as bandas eram normalmente relegado a um papel secundário na música country. Na primeira parte do século, as bandas eram populares com as audiências em todo o país, mas como as gravações se tornaram disponíveis, quase todos os artista popular era um vocalista, e não um grupo. Alabama foi o grupo que as bandas do país tornou popular novamente. Emergente no final dos anos 70, a banda teve raízes em ambos os países e rock, na verdade, muitos dos conceitos musicais do Alabama, nomeadamente a ideia de uma banda tocando, devia mais ao rock e pop do que country hardcore. No entanto, não há como negar que Alabama é uma banda de country - instintos os membros da banda 'pop pode vir de rock, mas sua harmonia, composição, ea abordagem são gratos a país, em especial o som Bakersfield de Merle Haggard, bluegrass, eo som do pop Nashville. A sleek, country rock-som feito ao grupo do grupo de países mais populares da história, vendendo mais discos do que qualquer outro artista dos anos 80 e pilhas de ganhar prêmios.
Primos de primeiro Randy Owen (nascido em 14 de dezembro de 1949; vocal e guitarra) e Teddy Gentry (nascido em 22 de janeiro de 1952, vocal, baixo) formam o núcleo do Alabama. Owen e Gentry cresceu nas fazendas de algodão separados em Lookout Mountain, no Alabama, mas o casal aprendeu a tocar guitarra juntos, a dupla também tinha cantado na igreja juntos antes eram seis anos de idade. Por conta própria, Gentry e Owen jogou em uma série de diferentes bandas durante os anos 60, tocando country, bluegrass e pop em diferentes ocasiões. Durante o ensino médio, a dupla se uniu com outro primo, Jeff Cook (nascida em 27 de agosto de 1949; guitarra e vocal, teclados, violino), para formar jovens País em 1969. Antes de se juntar seus primos, o cozinheiro tinha tocado em várias bandas e foi um DJ de rock & roll. Primeiro show jovem do País estava em um grande concurso de talentos da escola, realizando uma canção Merle Haggard, a banda ganhou o primeiro prêmio - uma viagem para o Grand Ole Opry. No entanto, o grupo foi bastante inativo como Owen Cook e fui para a faculdade.
Depois de Owen e Cook formou na faculdade, eles se mudaram com Gentry para Anniston, AL, com a intenção de manter a banda juntos. Partilha um apartamento, a banda praticado durante a noite e trabalho manual realizado durante o dia. Eles mudaram o nome para Wildcountry em 1972, acrescentando o baterista Bennet Vartanian à programação. No ano seguinte, eles fizeram a decisão de se tornar músicos profissionais, abandonar seus empregos e tocando em vários bares na região Sudeste. Durante esse tempo, eles começaram a escrever suas próprias canções, incluindo "My Home, no Alabama." Vartanian esquerda logo após a banda tornou-se profissional, após perder quatro bateristas mais, Rick Scott foi adicionado à programação em 1974.
Wildcountry mudou seu nome para o Alabama, em 1977, no mesmo ano a banda assinou um contrato com a TAB. O resultado single, "I Wanna Be With You Tonight", foi um sucesso menor, chegando no Top 80. No entanto, o desempenho do single foi uma indicação de que Alabama foi uma das bandas mais populares no sudeste do país, no final da década, a banda estava tocando mais de 300 shows por ano. Depois de "I Wanna Be With You Tonight", o grupo emprestado $ 4.000 de um banco de Fort Payne, usando o dinheiro para gravar e lançar seus próprios discos, que foram vendidos em shows. Quando TAB declarou falência um ano após o lançamento de "I Wanna Be With You Tonight", os membros da banda descobriram que eles eram proibidos de gravar com outra gravadora por causa de uma cláusula escondida em seu contrato. Por dois anos, Alabama levantou dinheiro para comprar o seu contrato. Em 1979, o grupo pôde finalmente começar a gravar de novo. Naquele mesmo ano, Scott deixou a banda. Scott foi substituído por Mark Herndon, um ex-baterista de rock que ajudou a dar Alabama sua assinatura sonora.
Mais tarde, em 1979, Alabama auto-gravado e lançado um álbum, a contratação de um promotor de gravadoras independentes para ajudar peça de rádio para o single "I Want to Come Over". A banda também enviou centenas de cartas escritas à mão para diretores de programas e DJs de todo o país. "I Want to Come Over" ganhou a atenção da MDJ Records, uma pequena etiqueta com sede em Dallas. MDJ lançou o single, e chegou ao número 33 nas paradas. Em 1980, a MDJ lançou "Minha Casa, no Alabama", o que tornou o Top 20. Baseado no sucesso do single, Alabama executada no show musical de New Faces País, onde a banda foi descoberta por um caçador de talentos RCA Records, que assinou o grupo após o show.
Alabama RCA lançou seu primeiro single, "Tennessee River", no final de 1980. Produzido por Harold Shedd, a música começou um traço marcante de um número de 21 hits (interrompido pelo feriado 1982 single "Christmas in Dixie"), que funcionou até 1987, após um número sete batida, a raia é retomada por outros seis singles, resultando num total de 27 singles número um durante a década. Tomado isoladamente, o montante das paradas de singles no topo é a prova da popularidade do Alabama, mas a banda também ganhou inúmeros prêmios, teve sete discos de platina, e passaram para o pop gráficos nove vezes durante os anos 80.