Air é um duo francês de música eletrônica, formado em 1995 por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel. O nome “AIR” é o acrônimo de Amour, Imagination, Rêve (sonho). Antes de formarem a banda, Godin estudou arquitetura na École Nationale Supérieure d’Architecture de Versailles enquanto Dunckel matemática, na mesma instituição onde por ventura se conheceram.
O estilo de Air é caracterizado pela sofisticação da música ambiente e do trip-hop, com influências da música francesa (a “chanson française”, particularmente de Serge Gainsbourg), do jazz e da bossa nova, da música pop, bem como pelo som dos sintetizadores setentistas de artistas como Jean-Michel Jarre, Vangelis e Francis Lai. Outras influências incluem o rock psicodélico e o krautrock — como pode-se notar em faixas como Dirty Trip, Surfing on a Rocket, Do the Joy ou no álbum 10,000 Hz Legend — e especialmente os Pink Floyd e os Tangerine Dream.
O duo frequentemente está envolvido em projetos de trilhas sonoras (além desta ser outra das influências musicais), incluindo o álbum homônimo do filme “The Virgin Suicides” da cineasta estadunidense Sofia Coppola. Air também colaborou com o álbum “5:55” da atriz e cantora francesa Charlotte Gainsbourg, como a banda de apoio e lançou um álbum especial em colaboração com o escritor italiano Alessandro Baricco.