Adriana nasceu envolvida pela música, seu pai era músico e a mãe bailarina.
Ganhou o Grammy Latino de 2006 como Melhor Album Infantil - Adriana Partimpim
Em 2008, Adriana lançou seu primeiro livro, Saga Lusa. O livro é um relato da viagem a Portugal em sua turnê do disco Maré. O relato mostra como foram as 120 horas sem dormir e delirando aos efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma forte gripe. A escrita feita nos momentos de delírio, insônia e medos torna-se a única atividade que Adriana, sentada em frente ao seu computador realiza e com muito bom - humor. O livro está repleto de passagens engraçadas nos momentos de delírio, onde a própria escritora ri de si mesma. O livro foi lançado pela Editora Cobogó (Brasil) com capa em 4 cores diferentes e por Quasi Edições (Portugal).
Durante uma apresentação da cantora e compositora Rita Lee no Gigantinho, em Porto Alegre, no final dos anos 80, a cantora teria feito uma performance na música "Doce Vampiro", vestida apenas com um longo manto negro e utilizando uma dentadura de vampiro.
Foi indicada ao Grammy Latino de 2010 como Melhor Canção Brasileira - Tua (por Maria Bethânia)
Adriana Calcanhoto é companheira da cineasta Suzana de Moraes, filha do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Elas oficializaram a sua relação na justiça brasileira, por meio da união civil, em 6 de setembro de 2010. Residem em Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.
Em sua versão em CD, o álbum Senhas trouxe uma música a mais: "Negros", com citação de "Aquarela do Brasil". Ela não havia entrado no LP original por problemas de espaço.
Adriana da Cunha Calcanhotto, mais conhecida por Adriana Calcanhotto ou Adriana Partimpim, (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965) é uma cantora e compositora brasileira.
Recentemente ampliou a atuação num álbum para crianças, o Adriana Partimpim (2004), com o qual...