Grupo gospel norte americano Acappella como o nome diz, o grupo que iniciou suas atividades na década de 80, não utiliza nenhum instrumento musical, cantando a capela.
O Acapella é famoso exatamente pelo virtuosismo vocal. Os cinco músicos, de timbres diferentes, esbanjam harmonia e versatilidade, explorando ao máximo variadas formas de combinação vocal.
Fundado em 1982 pelo compositor, cantor e produtor Keith Lancaster, com a finalidade de ser um grupo vocal Cristão profissional, o Acappella apresentando-se sem acompanhamento instrumental tem encantado milhares de espectadores em vários continentes. O grupo faz uma única apresentação no Teatro Guaíra no próximo dia 13 de novembro.
O termo "a cappella" refere-se à música vocal sem acompanhamento instrumental. O termo proveniente da Itália, método grandemente difundido nas igrejas cristãs que cantavam sem acompanhamento de instrumentos musicais durante o primeiro século era comum. Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muitas músicas para esta formação.
A técnica "a cappella" ainda é usada hoje nas igrejas, por exemplo o canto Gregoriano "a cappella", bem como a maioria das musicas sacras renascentistas.
Em seus 25 anos de existência, o ministério Acapella lançou mais de 20 CDs, e já realizou grandes concertos nos Estados Unidos, Suíça, Suécia, Austrália, China, Japão Inglaterra, Canadá, Itália, França e São Paulo.
O mais novo, “Radiance”, retorna ao antigo estilo do grupo. Apesar disso, existe a presença de um novo som, que fica mais evidente na energia liberada pelos cinco jovens vocalistas: Zac George, Zach Wilson, Jordan House, Allen Brantley e Robin Brannon, a mais recente formação. Sem a ajuda de instrumentos musicais, o grupo executa executa todas as suas canções apenas com a voz.
As músicas do Acapella são profundamente inspiradas nas escrituras, muitas delas extraídas diretamente da Bíblia, palavra por palavra. “O único foco é ajudar a trazer o ouvinte à presença de Deus”, comentou Keith Lancaster, principal compositor e diretor geral do grupo.
Depois de passar a maior parte de sua história como um quarteto, o Acappella hoje tem cinco integrantes.
Seu novo álbum, Radiance, volta ao velho estilo do Acappella. Radiance mistura o novo som e carisma dos rapazes com a marca vocal do Acappella, fazendo deste um álbum agradável para aprecisadores de todas as idades. As canções são profundamente inspiradas nas escrituras, muitas delas diretamente extraídas da Bíblia, palavra por palavra. O único foco é ajudar a trazer o ouvinte à presença de Deus.
Desde o início, Radiance fará com que os ouvintes cantem junto e louvem a Deus. Zac George traz toda sua emoção à batida tribal de “Fullness of God.” Zach Wilson mostra o pdoer de seu tenor em “All Men Will Know.” A energia de Robin Brannon pode ser sentida em “Sanctify My Heart.” Jordan House canta com honestidade, convicção e espantoso controle em “To Whom Shall We Go” e “Lord Save Me,” enquanto a voz grave de Allen Brantley dirigie cada canção. A dinâmica e harmonia dos rapazes rapidamente farão com que “Be Devoted” e “The Radiance of God's Glory” se tornem favoritas, enquanto que a qualidade da história contada em “Temptations of Christ” irá cativar os ouvintes continuamente.
Nos concertos ao vivo, o técnico de som Darren Whorton faz a sua mágica para fazer com que essas canções e as antigas saiam perfeitas. Com o SENHOR no centro da vida de cada uma destas pessoas, o Acappella apresenta sua paixão em cada apresentação. Não perca a oportunidade para vê-los perto de você!
Conheça os cantores:
Zac George, 19 anos, é natural de Mount George, Arkansas. Ele recém havia terminado seu primeiro semestre na Christian University quando começou a trabalhar para o Acappella como assistente de iluminação. Não demorou muito para que Zac impressionasse com seu talento vocal.
Ele cantou com o grupo New Covenant por quantro anos e toca diversos instrumentos, como violão, bandolin, contrabaixo e bateria. Ele também faz um ótimo trabalho na percussão vocal.
Ele costumava trabalhar em um acampamento que ensinava música a crianças e adolescentes. Quando perguntado a respeito de seus passatempos, ele respondeu simplesmente: “Música, passatempo, trabalho! Isso é que é vida.”
O versículo preferido de Zac é 1 João 1:9. “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.”
Zach Wilson, 24 anos, veio de Los Angeles, California, onde ele foi ministro de louvor da Camirillo Church of Christ. Ele estudou música na Portland State University em Portland, Oregon,e se apresentou em vários musicais na escola e universidade. Um de seus papéis favoritos foi o de Jesus em Jesus Christ Superstar.
No passado, Zach se apresentou com o grupo instrumental First Light assim como em um grupo de adoração chamado True Lift.
Ele canta "desde sempre", mas credita ao seu professor vocal de sétima série a influência sobre seu futuro musical. A voz de primeiro tenor de Zach traz um som puro à harmonia do Acappella.
A paixão de Zach pela música e seu desejo de fazer com que o ministério da música seja o trabalho de sua vida fazem com que seja fácil compreender por que seu versículo favorito seja Salmos 20:4. “Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.”
Robin Brannon, 29 anos, veio de Borger, Texas, e tem um vasto histórico me música, especialmente em percussão. Ele se graduou em Percussion Performance na West Texas A&M e deu aulas particulares de percussão por 10 anos e de bateria por 9 anos.
Ele foi membro do Blue Knights Drum and Bugle Corps em Denver, Colorado, a Amarillo Symphony Orchestra, e a Amarillo Jazz Orchestra, e também nomeado campeão mundial do "Timpanist for Drum Corps International" em 1998 (seja lá o que isso signifique). Se isso não o qualificar para a percussão vocal do Acappella, nada qualifica!
Robin não é apenas um percussionista, mas um cantor. Na universidade ele cantou no coral por quatro anos, e em um quarteto masculino chamado Fidelity, e um grupo misto chamado His Harmony. Ele também se apresentou em exas, um musical ao ar livre em Canyon, Texas, e diretor, por quatro anos, de corais jovens na Leadership Training for Christ.
O versículo favorito de Robin é Romanos 15:13. “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.”
Jordan House cresceu em Searcy, Arkansas, mas viveu em Nashville, Tennessee, pelos últimos cinco anos. Ele cresceu cantando em corais por toda sua infância e adolescência e credita ao Acappella pelo seu aprendizado na música.
Com graduação em Psicologia pela Harding University e uma paixão por trabalhar com adolescentes, Jordan tem sido conselheiro de acampamentos, e dirigente de mocidade nos últimos anos em Arkansas, Tennessee, e North Carolina.
Ele está terminando seu Mestrado na Bíblia pela Lipscomb University e Mestrado em Divindade pela Harding University Graduate School of Religion.
De 1998 a 2002 Jordan foi membro da banda Soulbox, vencedores do AtlantaFest Talent Search Contest in 1999. Soulbox ganhou a oportunidade de fazer a abertura para os concertos de W’s, All-Star United, e DC Talk.
Jordan se proclama como um fã do Acappella, mas também aprecisa música em geral, de rock a clássica. A música tem um papel importante na vida de Jordan, especialmente pelo seu amor pelo lovor. Ele diz: "Eu tenho paixão por levar pessoas diante do trono de Deus.”
Allen Brantley, 20 anos, é de Birmingham, Alabama. Ele estudou na Oklahoma Christian University onde se graduou em música e foi membro dp OC Chorale e de um grupo a cappella chamado New Reign. Ele é o mais novo membro do Acappella, e ele tem o esitlo grave que os fãs do Acappella conhecem a apreciam.
O talento musical de Allen foi constatado cedo quando ele entrou para o grupo de louvor de sua igreja na sétima série. Não apenas um talentoso cantor, Allen também toca piano e tuba. Como membro da banda marcial de sua escola ele se apresentou na Hollywood Christmas Parade, na Macy’s Thanksgiving Day Parade e no Edinburgh Easter Festival in Scotland.
Antes de se juntar ao Acappella, Allen já trabalhou como domador de cavalos. Um verdadeiro cowboy, Allen deu lições de montaria, treinou cavalos e ainda aprendeu a laçar.
O versículo favorito de Allen é Romans 8:38,39. “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor..”