×

Curiosidades sobre Abel Silva

Enviar curiosidade >
  • "Minhas lembranças mais remotas são do bairro da Gamboa, onde há um complexo chamado Instituto Central do Povo, com a Igreja Metodista para a qual meu pai foi enviado. (...) Foi meu primeiro mundo. Dali vieram os cânticos religiosos da igreja de meu pai e os primeiros sons da favela. (...) Em 1964, comecei a ter contato com Sartre. Conheci os primeiros comunistas, os primeiros colegas que liam Marx. Então, começou um processo de rompimento, de mudança da minha personalidade. Uma maneira de pensar que se chocava com a de meu pai. Como ele era um homem muito amoroso, eu não queria fazê-lo sofrer, nem minha mãe."
  • Abel Silva marcou presença como poeta-letrista junto a compositores e intérpretes nordestinos, como João do Vale, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Robertinho do Recife e Amelinha.
  • Você fala de seus pais com muito carinho, quando diz que achou melhor sair de casa no momento em que começou a divergir dos valores de sua família. E hoje, como é seu relacionamento com esses valores e com a igreja? Abel - Nunca houve propriamente divergência com os valores de minha família. Afinal, o que meus pais me passaram foi a honestidade, o respeito e amor. O que acontece é que a minha passagem para a juventude se deu num momento de extraordinárias mudanças no Brasil e no mundo e eu estava no olho do furacão, entrando na FNFi (Faculdade Nacional de Filosofia) onde encontrei jovens tão inquietos quanto eu, passei a devorar livros, filmes, enfim, a vivenciar o que de mais intenso viveu a minha geração. Meus pais estão vivos e a vida tem sido generosa com eles e comigo.
  • Entres as composições mais famosas de Abel Silva destacam-se: Festa do Interior e Espírito Esportivo (parcerias com Moraes Moreira), Brisa do Mar e Simples Carinho (com João Donato), Quando o amor acontece e Desenho de giz (com João Bosco), Água na Boca (com Tunai) e Transparências (com Roberto Menescal).
  • Abel Silva é filho do pastor metodista Arsendino Teixeira da Silva.
  • Formado em Letras, em 1969, Abel Silva atuou na Escola de Comunicação, tendo sido editor do jornal Opinião e da revista de cultura Anima, ao lado do poeta e amigo Capinam.
  • No cinema nacional também esteve presente como compositor em filmes de seu grande amigo Hugo Carvana e outros. Abel Silva foi indicado por três vezes ao PREMIO SHARP, sendo vencedor em duas edições. Escritor, professor universitário, diretor da união brasileira de compositores (UBC), Abel tem o respeito da critica especializada, admiração e carinho de seus colegas e de todo meio artístico brasileiro, como um criador de obra vasta, refinada e reconhecida.
  • Seu grande sucesso carnavalesco “Festa do Interior” em parceria com Morais Moreira ganhou versões em mais de 10 idiomas incluindo japonês, italiano, espanhol, finlandês, inglês e outros. As canções de Abel Silva estão também presentes constantemente nas trilhas das novelas, totalizando 13 inserções tanto em aberturas como em temas de personagens e tramas.
  • Abel Silva enveredou-se pela poesia e, no auge da repressão militar, em 1971, lançou o romance O Afogado. Em 74 publicou o livro de contos Açougue das Almas e em 79 seu primeiro livro de poesias, intitulado Asas.
  • A carreira de Abel Silva como compositor começou por acaso. De sua amizade com Fagner surgiu a primeira parceria, Bodas de Sangue e depois Asa partida.
  • "Minha formação religiosa foi dentro de um gueto, dentro de uma minoria protestante e metodista. O que ficou da minha formação religiosa, além do amor pela Bíblia, pela linguagem bíblica, foi o sentimento de minoria." ABEL SILVA
  • 25/05/2013 - Comemorando seus 35 anos de vitoriosa carreira, o poeta e compositor Abel Silva, sobe ao palco do Rival Petrobras, para lançar o seu cd intitulado “A poesia da canção”. No show, participações especiais de Simone, Sueli Costa, Moraes Moreira e Clarisse Grova, além de canjas de poetas e de seu grande amigo Chico Caruso como apresentador do espetáculo. Abel também cantará alguns de seus sucessos e irá ler poemas de sua autoria.
  • Abel Silva morou no Solar da Fossa, onde conviveu com Torquato Neto, Caetano Veloso e Gal Costa.
  • A parceira mais constante de Abel Silva foi a compositora Suely Costa, com quem Abel Silva criou obras-primas, como: Jura secreta, Alma, O primeiro jornal.
  • Editora Estácio de Sá (Coleção Gente): "A leitura da Bíblia é uma das mais ricas fontes literárias que a humanidade tem". A poesia bíblica influencia diretamente o seu trabalho? A Bíblia é um livro raro de um povo milenar (judeu) que foi com o tempo se transformando numa fonte inestimável de poesia, conhecimento, filosofia e fé para toda a humanidade. Leio a Bíblia desde muito cedo e sei onde estão aqueles versículos (ou seja , pequenos versos) que me impressionavam na infância , como me tocam até hoje. Imagens como "prepara uma mesa diante de mim e na presença dos meus inimigos unge a minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda" não são lindas? Conheço poucas descrições de um estado de felicidade plena do corpo e do espírito como esta. Claro que tal estilo influencia há séculos os poetas pelo mundo afora e fico feliz de ter recebido tão extraordinária fonte desde muito cedo.
  • Eu e Lena (sua esposa, a fotógrafa Lena Trindade) viemos de famílias conservadoras e criamos uma outra família com a cara de tudo que vivemos. Criar uma família feliz, nestes tempos, é obra das mais difíceis e importantes. Lena me deu Amaro e André, e com eles conheci a magnitude do amor paterno". Abel Silva
  • Abel Silva estudou na Faculdade Nacional de Filosofia e Direito, liderando nas décadas de 60 e 70 os movimentos estudantis.
  • O cd “A poesia da canção” apresenta 13 hits nas vozes de grandes intérpretes da música brasileira como: Gal Costa, Elis Regina, Simone, Fagner, Leila Pinheiro, Nana Caymmi e outros. Abel Silva tem como parceiros os maiores melodistas brasileiros, como Sueli Costa, João Bosco, João Donato, Ivan Lins, Edu Lobo, Roberto Menescal, Fagner, Dominguinhos, Morais Moreira, Francis Hyme, Nonato Luiz e outros.

Mais tocadas

Ouvir Abel Silva Ouvir

Biografia

Ver completa >
Nascido em Cabo Frio (RJ), mudou-se aos dois anos de idade para o Rio de Janeiro, onde formou-se em Letras pela Faculdade Nacional. Em 1972 foi editor de cultura do semanário Opinião e em 1973 foi diretor da Revista Anima,...

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >