×

Biografia de A Euterpia

Na sala da criatividade, música e poesia, sentados nas mesmas poltronas. Espalhadas pelo chão, as notas e os acordes de sons inventivos. Como tapete de tão incomum recinto, a policromia de ritmos universais. Como quadros nas paredes de ar, imagens do original. Esse é o caótico e harmônico ambiente habitado pelos integrantes da banda A Euterpia. Alquimistas que misturam o moderno, o suave e o inquietante em doses inesperadas, os músicos convidam o público para um especial jantar a ser servido pontualmente às melhores horas de qualquer tempo.

Formado em 1998, em Belém do Pará, o grupo se oferece em banquete já no próprio batizar-se. O sabor do neologismo “euterpia” vem do nome científico do açaí: euterpe oleraceae. E ganha especial tempero quando se evoca a figura mitológica de Euterpe, musa grega da poesia lírica e da música.

A banda vem se pondo à mesa da cena pop nortista como boa e inteligente opção para alimentar os tímpanos de quem procura nova arte. No entanto, a experiência antropofágica de devorar suas composições traz enormes riscos de indigestão para a mediocridade. Caso interesse tome nota dos ingredientes que salgam e adoçam o paladar destes artistas: MPB, jazz, blues, rock, flamenco e muito experimentalismo.

Pise com calma nos tapetes. Preste bem atenção nos quadros. Tome seu lugar à sala da criatividade. Ponha no peito guardanapos que lhe abram a alma e sirva-se com o que lhe canta A Euterpia.

O QUE ELES JÁ DEVORARAM

A irrequieta e instigante concepção cênico-musical da banda A Euterpia rendeu a seus componentes uma importante conquista: a vitória no Festival Novos Talentos da Música Brasileira, promovido pelo Circuito Cultural Banco do Brasil. A coordenação do circuito vem selecionando artistas em todo o país para compor um especial CD a ser divulgado nacionalmente.

Num impecável show realizado no dia 04 de julho de 2003, no teatro Margarida Schivasappa, em Belém, a banda participou do festival ao lado das bandas Arcano XIX e Rádio Cipó. O resultado foi determinado pelo público e a banda A Euterpia sagrou-se vencedora.

A classificação, além de render a faixa no CD do Circuito BB, tem aberto boas portas para os músicos. Entre os dias 14 e 15 de julho de 2003, A Euterpia gravou parte de seu repertório nos estúdios da Rádio Cultura do Pará. A emissora – uma das mais importantes da região norte – incluiu as canções da banda em sua concorrida programação. Sendo que a música “Veneza” foi uma das mais executadas na programação da Rádio e finalista do Prêmio Cultura de Música.