Na cidade onde vive, Bela é a única que usa roupas com a cor azul. Esta característica foi criada para ressaltar ainda mais o quanto ela era diferente dos demais moradores da localidade. Mais tarde, Fera também se veste de azul.
O personagem “bonitinho” do filme era uma caixinha de música, mas quando as falas de Zip foram expandidas, desistiram da idéia da caixinha. Mas ela pode ser vista por um breve momento, em cima de uma mesa e ao lado de Lumiere, antes da luta entre os objetos encantados e a multidão no castelo.
A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação a ser indicado ao Oscar de melhor filme.
Na versão francesa do filme, Horloge se chama Big Ben, por causa do famoso relógio situado em Londres.
O verdadeiro nome da Fera nunca é mencionado. De acordo com a Enciclopédia Oficial da Disney, o príncipe se chama Adam.
A música “Seja nossa Convidada” foi animada com Maurice (e não Bela) como o convidado, mas decidiram não gastar uma música tão linda com um personagem secundário.
Originalmente, Zip tinha só uma fala no filme, mas os produtores gostaram tanto de sua voz que decidiram que ele deveria ter mais participações na história.
Segundo o animador Glen Keane, a aparência da Fera é calcada na juba de um leão, a cabeça e barba de um búfalo, as presas e focinho são de um javali, a testa musculosa de um gorila, as pernas e cauda de um lobo, e o corpo de um urso.
A Bela e a Fera é um conto de fadas, escrito pelos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm) no livro Contos para a infância e para o lar, publicado em 1812.
Um segundo volume foi publicado em 1815; a edição foi...