As árvores esculpidas que circundam o palácio da "A Bela Adormecida" na Disneyland® em Paris refletem as distintas árvores estilizadas desenhadas por Eyvind Earle para a animação de "A Bela Adormecida".
O produtor Tutti Camarata da Disneyland Records sugeriu ao Walt Disney que o álbum com a trilha sonora de "A Bela Adormecida" incluísse a trilha orquestrada assim como as canções, estabelecendo o padrão de excelência para a indústria na produção de álbuns com trilhas de cinema.
Mary Costa tinha apenas 19 anos quando Walt Disney a colocou no elenco como a voz de Aurora. Inclusive ela ainda estava estudando no Glendale High School, em Glendale, Califórnia.
Os aficcionados de TV poderão se lembrar de Verna Felton, a voz de Flora, como a empregada rabugenta que intimidava Lucy Ricardo num episódio clássico da série I Love Lucy (The Lucy Book por Geoffrey Mark Fidelman, página 61)
A maior parte da trilha sonora de A bela adormecida é composta de canções adaptadas do balê Sleeping Beauty, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Foi o primeiro Ballet que o grande empresário Sergei Diaghilev assistiu
Na década de 1960 houve uma amostra "Art of Animation" no Disneyland® Park que usou elementos de "A Bela Adormecida" para demonstrar o processo de animação.
Originalmente as Fadas Madrinhas deveriam reger os domínios indicados pelos seus nomes. Flora se encarregaria das flores e das plantas, Fauna cuidaria dos animais e dos pássaros e Primavera controlaria o clima.
O animador Erik Cleworth baseou os movimentos da cabeça do dragão no golpe da cobra.
"A Bela Adormecida" foi relançada para cinemas em 1970, 1979 e 1986.
A trilha musical de "A Bela Adormecida" foi a primeira verdadeira gravação de uma trilha sonora em estéreo.
O desenvolvimento preliminar de A Bela Adormecida teve início em 1950, com a produção atingindo seu auge em 1953. Entretanto, a produção sofreu atrasos enquanto Walt Disney se dedicava à construção da Disneylândia e a vários projetos do estúdio para a televisão.
O diretor de animação da perversa Malévola, Marc Davis, a comparou a um "morcego vampiro gigante".
A seqüência onde a Aurora está caminhando pela floresta com todos os animais e falando a respeito do seu príncipe encantado foi a primeira seqüência a ser animada.
"A Bela Adormecida" foi lançada pela primeira vez para home vídeo em 1986.
A idéia de um príncipe e uma princesa dançando nas nuvens era um dos conceitos preferidos do Walt Disney. Este conceito foi considerado – mas não foi usado – em "Branca de Neve e os Sete Anões" e "Cinderela". Ele foi finalmente usado para o grande final deste filme.
Lucia Chase, fundadora do American Ballet Theater, fez sua estréia profissional em A Bela Adormecida.
Para criar "A Bela Adormecida" foram necessários mais de 300 artistas produzindo mais de um milhão de desenhos.
Para fazer com que o enorme livro de estórias visto no início do filme parecesse menor, ele foi fotografado num ambiente super-dimensionado, completo com uma chama de vela animada.
De todos os príncipes encontrados nos contos de fadas em longas-metragem animados da Disney, o Príncipe Felipe é o único que tem o seu nome mencionado no filme.
Foi o primeiro ballet dançado para lançar o Royal Ballet nos Estados Unidos
De acordo com a sinopse de Publicidade Disney do lançamento original do filme, Primavera estava prestes a outorgar o dom da felicidade à princesa bebê.
Walt Disney desafiou os mais de 300 artistas e técnicos que trabalharam neste filme para fazer de cada fotograma uma obra de arte.
Falando da sua performance vocal como Malévola, Eleanor Audley disse: "Eu tentei criar muito contraste, ser tanto doce quanto maldosa ao mesmo tempo".
Foi o primeiro ballet composto por Tchaikovsky que fez sucesso
Vinte cantores masculinos foram testados antes de Bill Shirley ser incluído no elenco como a voz de Príncipe Felipe.
Num tratamento da estória de 1951, As Três Fadas Madrinhas eram chamadas de "Tranquility", a Fada dos Sonhos, "Fernadell", a Fada da Floresta e "Merryweather" a Fada dos Elementos.
No palácio de "A Bela Adormecida" no Disneyland® de Paris, nove tapeçarias usando sedas especiais tingidas e lã, contam a estória de "A Bela Adormecida".
A bela trilha sonora de "A Bela Adormecida" foi gravada na Alemanha de 8 de setembro até 25 de novembro de 1958.
A música de "A Bela Adormecida" foi gravada na Alemanha, onde se encontrava o mais moderno e sofisticado equipamento de gravação de som estéreo.
Todo tipo de traje foi explorado para vestir as Fadas Madrinhas. Os artistas da Disney examinaram livros de guarda-roupas de trajes medievais, inclusive estilos escandinavos e alemães.
O conto de fadas original de "A Bela Adormecida" contava com sete fadas, mas para o filme da Disney a equipe de estória optou por ter três.
A Bela Adormecida é uma realização técnica espetacular que aproveitou-se de todos os recursos do formato widescreen e foi o primeiro longa-metragem animado a ser filmado em bitola 70mm.
A apresentação de reabertura do Royal Opera House, Convent Garden em 1946, após o término da Segunda Guerra Mundial, não foi uma ópera, mas sim A Bela Adormecida.
Walt Disney queria para "A Bela Adormecida" um estilo que fosse diferente de qualquer um dos seus filmes anteriores. Walt Disney pediu que os seus artistas criassem uma "Ilustração viva".
Como parte da série de gibis "Sunday Color Comics", O "Treasury of Classic Tales" da Disney, uma adaptação de "A Bela Adormecida" foi publicada de 3 de agosto de 1959 até 28 de Dezembro de 1959.
A Bela Adormecida, A Pequena Sereia, de 1989, e Aladdin, de 1992, são os únicos filmes de animação da Disney nos quais as princesas receberam um nome: Aurora, Ariel e Jasmine, respectivamente.
No início, Walt Disney estava pensando em ter as três Fadas Madrinhas como personagens idênticas, como os três sobrinhos de Pato Donald: Huguinho, Zezinho e Luisinho. Os animadores Frank Thomas e Ollie Johnston o convenceram que seria bem mais divertido dar a cada fada uma personalidade distinta.
Bill Shirley era um Barítono alto, dando a seu canto uma qualidade jovial ideal para a voz do Príncipe Felipe.
Walt Disney pessoalmente contratou George Burns para escrever a partitura de "A Bela Adormecida" em 1953.
"A Bela Adormecida e as Fadas Madrinhas" da "The Little Golden Books" de 1958 continha novas aventuras das personalidades do filme.
Walt Disney não se encontrou com a Mary Costa até terminar a produção por medo que a aparência e personalidade de Mary fossem influenciar a sua criação animada.
Ao desenhar Sansão, o cavalo, o estilista de personagens Tom Oreb foi influenciado pelos desenhos de eqüinos do cartunista britânico Ronald Searle.
Tom Oreb foi o primeiro artista Disney a ter crédito único como estilista de personagem, que recebeu por "A Bela Adormecida".
Os roteiristas e compositores veteranos da Disney Ted Sears e Winston Hibler escreveram os versos de "Once Upon a Dream".
Com um custo de seis milhões de dólares, "A Bela Adormecida" foi o filme de longa metragem animado mais caro produzido até aquele momento.
O artista da Disney, John Hench voltou de uma viagem para Nova York com fotografias da famosa coleção de tapeçarias "Unicorn Tapestries at the Cloister". Walt concordou que a arte estilizada destas tapeçarias serviria como inspiração visual para "A Bela Adormecida".
O filme foi o mais caro da Disney desde Pinóquio (1940), e teve baixíssima bilheteria e críticas negativas, quase afundando o estúdio. Mesmo assim, nos 50 anos seguintes, conseguiu sua glória e hoje é um dos filmes mais rentáveis da história.
Originalmente as Fadas Madrinhas deveriam reger os domínios indicados pelos seus nomes. Flora se encarregaria das flores e das plantas, Fauna cuidaria dos animais e dos pássaros e Primavera controlaria o clima.
Walt Disney desafiou os seus animadores a "criar personagens mais reais possíveis", o mais próximo de "carne e osso" e que pudesse identificar-se com eles.
Rudolph Nureyev fez sua estréia no Ocidente dançando A Bela Adormecida
Foram realizadas mais reuniões de roteiro sobre "A Bela Adormecida" do que em qualquer outra produção animada da Disney anterior. Walt e os seus roteiristas trabalharam duro para desenvolver um novo caminho para o velho Conto de Fadas.
Barbara Jo Allen, a voz de Fauna, tinha ficado famosa como "Vera Vogue" no show de rádio de Bob Hope nos anos de 1940. A atriz era freqüentemente citada como Vera Vogue nos créditos de filmes do qual participava.
Desenhado para encaixar nas dimensões enormes widescreen de Tecnirama, o livro de estórias gravado em "live action" no início do filme mede 50,8 cm X 60,96 cm.
A atração "walk through" de "A Bela Adormecida" no parque Disneyland foi dedicada por Shirley Temple dia 28 de abril 1957 – dois anos antes da estréia do filme!
"A Bela Adormecida" é a primeira Edição Platinum Disney de um filme clássico de longa metragem animado a ser lançado em Disney Blu-RayTM.
A adaptação de "A Bela Adormecida" da "Sunday Color Comics" de 1958 foi publicada em jornais dominicais em mais de 55 cidades atingindo mais de 40.000.000 de leitores.
Bill Shirley, a voz do Príncipe Felipe, tinha experiência em óperas leves, permitindo que ele falasse o diálogo de contos de fadas com o toque apropriado.
Walt pessoalmente remontou a cena onde as Fadas Madrinhas decidem que devem socorrer o Príncipe Felipe para que tivesse maior emoção e impacto.
Walt foi inspirado pelo magnífico balé "A Bela Adormecida" de Tchaikovsky. "Walt queria igualar a eloqüência da música com a mesma perfeição visual," disse o diretor de seqüências Woolie Reitherman.
Antes de serem escolhidos para o elenco como as vozes de Aurora e Filipe, Mary Costa e Bill Shirley foram solicitados para fazer um teste juntos para ter certeza que as suas vozes se complementariam mutuamente.
A Bela Adormecida é um conto de fadas, criado pelo escritor francês Charles Perrault, sobre uma princesa que é enfeitiçada para dormir até que um príncipe encantado a desperte com um beijo de amor.
O conto foi adaptado para o...