A história da banda começa em 1998, no estado de Louisiana, nos EUA quando os irmãos Jared (vocal) e Shannon Leto (bateria) resolvem montar uma banda de rock. Nos primeiros anos, os irmãos trabalharam sozinhos as canções escritas por Jared, que mais tarde viriam a fazer parte de seu primeiro CD, o homônimo “30 Seconds to Mars” que foi lançado em agosto de 2002 e conta com doze faixas. Este álbum foi todo produzido pelos irmãos e Jared gravou os vocais, guitarras, baixos e efeitos do disco. Os singles são “Capricorn (A Brand New Name)” e “Edge Of The Earth”. Algum tempo depois, a dupla recruta o guitarrista Solon Bixler e o baixista Matt Wachter, porém Bixler logo deixa o grupo. Para ocupar a vaga na guitarra, Shannon convida seu velho amigo e fã da banda, o croata Tomo Milicevic. Com a formação completa, o quarteto começa a trabalhar em seu segundo álbum, ainda durante a turnê do primeiro.
Em agosto de 2005, é lançado “A Beautiful Lie”, o segundo CD do conjunto, agora por uma grande gravadora, a Virgin. Para esse álbum, foram compostas cerca de 40 músicas, das quais apenas doze foram selecionadas para compor o disco. “No primeiro CD, nós criamos um mundo e nos escondemos por trás dele.” disse Jared. “Com A Beautiful Lie, era hora de cuidar um pouco mais dos assuntos pessoais. O novo CD fala sobre brutalidade, honestidade, o crescer e o amadurecer de cada um, mudança. Uma viajem emocional, a história da vida, amor, morte, dor, alegria e paixão. É a história do que é ser humano”. Todas as músicas foram escritas por Jared, menos “From Yesterday”, “Savior” e “The Battle of One”, que foram escritas pelos demais. Destaque para os singles: “Attack” e “The Kill (Bury Me, Bury Me)”.
Este álbum já rendeu diversos louros à banda. Em agosto de 2006, os caras levaram o “MTV2 Award” no MTV Video Music Awards pelo clipe “The Kill”. O vídeo, para quem não lembra, foi inspirado no clássico filme “O Iluminado”. Em novembro do mesmo ano, a MTV2 premiou o grupo pelo clipe de “From Yesterday”, o primeiro vídeo de rock norte-americano a ser filmado na República Popular da China.
Em 2007, mais vitórias: em janeiro, o 30 Seconds recebeu o disco de platina por “A Beautiful Lie”, que ultrapassou mais de um milhão de cópias vendidas. No MTV Australia Video Music Awards, que rolou no mês de abril, Jared Leto e cia. levaram para casa as estatuetas por “Melhor Clipe de Rock” e “Vídeo do Ano” pelo clipe “The Kill”. No mesmo ano, porém, houve uma baixa. O baixista Matt Wachter anunciou sua saída da banda, sendo substituído por Tim Kelleher.
Seguindo o lançamento de “From Yesterday”, a banda abriu uma votação em seu MySpace para que os fãs escolhessem o próximo single do CD. Em maio, foi divulgado o vencedor: a faixa-título “A Beautiful Lie”. O 30 Seconds ainda faturou em agosto os troféus de “Revelação Internacional” e “Melhor Single”, por “The Kill”, no Kerrang! Awards 2007. Devido a estes prêmios, a banda relançou “The Kill” no Reino Unido em CD e em vinil de sete polegadas.