×

Biografia de Projota

Tiago Sabino foi autodidata nas técnicas do violão ainda aos 12 anos, trazendo na bagagem familiar uma vasta influência do rock e da MPB. Filho tão querido do bairro do Lauzane Paulista, localizado na periferia da zona norte de São Paulo, encontrou nas rodas de samba toda a ginga que deposita até hoje em suas músicas.

Projota iniciou sua vida no rap aos 16 anos, quando assistiu ao clipe da música “só Deus pode me julgar”, do rapper MV Bill, e decidiu que era aquilo que ele tinha que fazer, utilizar seu talento como compositor para falar coisas que mudassem vidas, assim como aquela musica havia feito com ele.

Fez parte de dois grupos de pequena expressão ainda na adolescência, onde pôde adicionar ao seu currículo a experiência necessária para dar seguimento à sua carreira solo.

Em 2006, começou a participar de batalhas de rimas, onde mc’s se digladiam utilizando apenas o dom da palavra, ritmando-as e transformando em rimas improvisadas. Foi onde alcançou o grande reconhecimento. Campeão 4 vezes das batalhas do Santa cruz, depois por 3 vezes campeão da Rinha dos MC’s; foi convidado em 2007 a participar da Liga dos Mc’s, que é o maior campeonato da categoria no Brasil.

Neste ano de 2007, apoiada por patrocinadores como Nike e Red Bull, a Liga dos Mc’s, ganhou um formato nacional, podendo assim, realizar eliminatórias em 5 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Cada estado realizou suas eliminatórias, trazendo seus melhores mc’s para tal. E entre centenas de desafiantes, Projota se classificou para representar o estado de São Paulo, estando entre os 8 melhores mc’s de improviso no ano de 2007, numa final eletrizante realizada no Circo Voador, na cidade do Rio de Janeiro.

Paralelamente a tudo isso, Projota vinha realizando um lindo trabalho ao lado do produtor A.G. Soares (do grupo Pentagono), trabalho esse que era gerenciado pelo empresário, produtor visual e diretor de cinema Pedro Gomes, autor e diretor do documentário “Freestyle: Um estilo de Vida”. Diversas musicas foram gravadas, levando Projota à lista dos mc’s mais conhecidos e admirados no país.

Talvez nem ele mesmo se desse conta do quanto seu talento poderia alcançar, mas como retratou o repórter Juca Guimarães, numa entrevista cedida pelo rapper ao jornal Agora (São Paulo) em fevereiro de 2009, “Projota vem norteando os rumos do rap”.

Já dividiu palco com diversos dos grandes nomes do rap nacional, como: Kl Jay (Racionais Mc’s) Marechal, Kamau, Emicida, Rashid, Flora Matos, Dj Cia, Dj Marco, Dj Primo, Pentagono, Marcelo D2 entre outros muitos.

Apresentou-se em diversas cidades do sul e sudeste do Brasil, como: Pindamonhangaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Salvador (BA), Vargem Grande Paulista (SP), entre outras; e em quase todas as casas voltadas ao gênero rap na cidade de São Paulo.