Nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP).
Filho de Sérgio Abib, de descendência sírio libanesa e de Josepha Pacheco Abib, de descendência italiana, residente em São Paulo.
Aos 7 anos, iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, em São Paulo (SP) dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap.
Aos 12 anos, passou a estudar no Liceu Coração de Jesus na capital paulista e a trabalhar nas oficinas de artes gráficas, no setor de encadernação.
Aos 13 anos, foi transferido para o Colégio São Manoel, de Lavrinhas (SP), com o objetivo de integrar-se no seminário salesiano, de onde, mais tarde, partiu para Pindamonhangaba (SP), para cursar o ensino médio, no Instituto do Coração Eucarístico, e em seguida foi estudar Filosofia, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena (SP).
Terminada esta etapa, cursou teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI do Alto da Lapa e foi ordenado sacerdote em 1964. Escolheu o seguinte lema: "Feito tudo para todos".
Como padre novo em São Paulo, trabalhava com os jovens. Lecionando na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena (SP), e dava assistência à juventude fazendo encontros e retiros.
Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.
Em 1980, a Comunidade Canção Nova passou a atuar nos meios de comunicação com a Rádio Canção Nova, hoje com potência que abrange todo Brasil e o mundo pela Internet. A partir de 1989, a Comunidade Canção Nova começou a atuar com uma retransmissora de TV - TVE do Rio de Janeiro - atingindo atualmente também todo o mundo através da Internet.
No ano de 2002, Padre Jonas Abib celebrou os 25 anos da Comunidade Canção Nova. Uma data marcante para toda a comunidade.
Também em 2002, padre Jonas encontrou-se com o Papa João Paulo II e, para ele, esse encontro foi confirmação de sua missão na Canção Nova.
No ano de 2004, padre Jonas Abib consagrou a televisão Canção Nova em Portugal no altar do mundo. Junto com a televisão foram consagrados todo o Sistema Canção Nova de Comunicação e também os membros e sócios desta obra.
Em 2004 também, Padre Jonas, juntamente com a Comunidade Canção Nova e todos os sócios, inauguraram o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, um local para mais de 80 mil pessoas. Foi o maior evento da Comunidade Canção Nova, chamado de "Hosana Brasil".
Em 2005, participou dos funerais do Papa João Paulo II, no Vaticano, e acompanhou o processo de eleição de Bento XVI fazendo comentários ao vivo pela TV Canção Nova.
Em 2006, recebeu o prêmio Santa Clara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo documentário Concílio Vaticano II, produzido pela TV Canção Nova.
Em 2006, acolheu na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulistas (SP), membros e amigos da Fraternidade Católica Internacional, no 12º Congresso Mundial das Comunidades, com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko.
Aos 70 anos de idade, gravou, no dia 10 de agosto de 2007, seu primeiro DVD musical, intitulado "Como é linda a nossa família". O show foi realizado, no teatro da AMAM, em Resende (RJ), e teve a participação de cantores da Canção Nova. Lançado no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos, o trabalho apresenta algumas das melodias consagradas em sua caminhada na música católica.
Em 17 de outubro de 2007, padre Jonas recebeu o título de monsenhor concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título de "monsenhor" é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.
No dia 13 de Novembro de 2007, padre Jonas Abib recebe homenagem em sua cidade natal Elias Fausto, interior de São Paulo. Ele recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços prestados pelo sacerdote à Igreja.
No dia 30 de Novembro do mesmo ano, Monsenhor Jonas recebe homenagem honrosa na camara dos deputados em Brasília, pelos 25 anos da Fundação da João Paulo II e pelos 30 anos da Comunidade Canção Nova.
No dia 25 de Abril de 2008, Monsenhor foi homenageado na cidade de São Vicente em um evento que reuniu centenas de pessoas. A homenagem foi pelos serviços relevantes prestados a Igreja e a sociedade.
Hoje, além de pregador internacional, músico e escritor, mons. Jonas é membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica e da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e presidente da Fraternidade das Novas Comunidades de Vida e Aliança no Brasil.