A Família Lima fez sucesso em 1994, quando lançou a música "Primeiro Amor". Antes disso já fazia pequenos shows em que misturavam o som dos violinos com apresentações de mágica nos palcos.
Família Lima é um grupo musical brasileiro, natural do Rio Grande do Sul. Seu gênero musical é o clássico. Seu mais recente álbum foi lançado no ano de 2007, que reuniu cantatas da obra Carmina Burana, de Carl Off, e mais músicas compostas pelo integrante Lucas Lima.
Eles já foram atração nos Estados Unidos, Europa e inclusive se apresentaram ao Papa João Paulo II.
No Brasil, o trabalho da banda tem alcançado bastante êxito. O grupo composto por José Carlos Lima, os filhos Amon-Rá, Moisés e Lucas, e o sobrinho Allen, que, juntos, formam a Família Lima. Esse quinteto do Rio Grande do Sul tem uma importância muito grande pra mundo da música.
Eles conseguiram provar, para todos, que a música erudita tem ainda um espaço nesse mercado competitivo e que o gênero não é tão simples quanto parecia ser.
O grupo formado despontou para a mídia no final dos anos 90. Mas a origem da banda vem da época em que José Carlos (ou Zeca) era adolescente e começou a estudar violino.
Depois, já casado e com filhos, montou uma escola de educação musical para crianças, na cidade de Porto Alegre, e logo colocou seus pupilos para aprender diversos instrumentos.
A primeira apresentação como Família Lima foi no município de Morro Reuter, onde nasceu a família de Lorena. Daí em diante, a trajetória do grupo foi vertiginosa.
A banda é atualmente muito reconhecida pelo talento que os integrantes mostram durante os shows, e também na qualidade de luz e arranjos musicas, que impressionam tanta gente.
Tudo começou com o encontro de José Carlos e Lorena, e o nascimento dos filhos Amon-rá, Moisés e Lucas. A partir daí, foi a dedicação de um pai, ensinando música erudita aos filhos, e o amor de uma mãe, doando toda uma vida na realização deste sonho.
A chegada do primo Allen foi um presente do destino e completou a formação do quinteto. Contudo, o início oficial desta história se deu em 1994, nas terras gaúchas, mais precisamente em Morro Reuter, onde aconteceu a primeira apresentação do grupo com o nome Família Lima.
A banda estourou em 1994, quando lançou a música Primeiro Amor. Antes disso já fazia pequenos shows (Violinos Mágicos) em que misturavam o som dos violinos com apresentações de mágica nos palcos.
Em 1994, shows no Principado de Andorra, em Madri, em Barcelona, na Ilha de San Andrès - no Caribe - e em Los Angeles.
No ano seguinte, Viena e Innsbruck, na Áustria, e de novo Espanha, na cidade de Granada.
Em 1996, Nova York e Washington.
A estréia em disco ocorreu apenas em 1998, com um repertório clássico que incluiu “Granada” e a ária “Brindisi” (da ópera La Traviata). Tudo com uma levada pop, impressa principalmente em faixas como “Primeiro Amor”.
Um ano depois, chegou às lojas e primeiro ao vivo da banda. O álbum foi registrado na casa de espetáculos Canecão (no Rio de Janeiro) e novamente mesclou canções tradicionais (“Primavera”, trecho de As Quatro Estações de Vivaldi), sucessos operísticos (“Con Te Partiro”, de Andrea Bocelli) e pérolas populares do calibre de “My Heart Will Go On” (tema de Titanic).
No ano 2000, a Família Lima assinou contrato com a Abril Music e produziu Pra Você, álbum mais pop, que emplacou faixas como “Escrito no Céu” (releitura de Elton John) e a italianíssima “Funiculi Funicula”.
Em 2001, a banda voltou forte com o grandioso “Gira o Mundo”, trabalhou com o hit “Não Posso Esquecer” e a imbatível “Eleonor Rigby”. Atualmente estão com um trabalho recheado de músicas italianas, que mostra a evolução desse grupo e sua ascensão na música.
Desde que conquistou o público com um repertório que inclui de Beethoven a MPB, a Família Lima mal põe os pés em casa. Envolvidos em turnês dentro e fora do Brasil, com uma agenda apertada de gravações, eles estão a mil por hora para mostrarem seu novo trabalho a seus fãs e encantarem por onde passam.
Integrantes
Allen
Amon-rá
José Carlos
Lucas
Moisés