Músico e compositor missioneiro, Érlon Péricles, em 2007, resolveu dar uma guinada na carreira mudando-se para Porto Alegre. Érlon já gravou três cds e atua, também, como produtor musical onde destaca sua participação no cd Compasso Taipeiro, de Pirisca Grecco, premiado com o Troféu Açorianos como Melhor Disco de Música Regional no ano de 2004.
O artista já produziu cantores como Jorge Freitas, Adilsom Moura e CD duplo e DVD ao vivo de João Chagas Leite.
Participante da maioria dos festivais de música do Sul do Brasil, como concorrente ou jurado, Érlon já foi premiado em eventos como a Califórnia da Canção Nativa, o Musicanto Sul-Americano de Nativismo, a Moenda da Canção, o Minuano da Canção, a Sapecada da Canção Nativa, entre tantos outros.
Participou do Festival Internacional de Cosquin, na Argentina, em 2004, junto com grandes nomes da música gaúcha, levando um pouco da nossa cultura para o país vizinho.
O compositor possui músicas gravadas na voz de intérpretes como Walter Moraes, Daniel Torres, Joca Martins, Eraci Rocha, Luiz Carlos Borges, entre outros. Érlon é considerado um dos compositores mais versáteis de sua geração, fazendo desde a música mais campeira até trabalhos de projeção nacional e internacional.
Colecionador de premiações em festivais, Érlon Péricles, indicado ao Prêmio Açorianos, na categoria melhor Disco Regional, em 20 de março/2009, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, manteve a escrita e saiu vencedor, da 2ª edição do Canto Missioneiro, com a música "Fazendo Cerca" parceria dele com seu irmão Binho Pires. A música levou também o troféu de Mais Popular do festival.
Seu mais recente álbum "Mais Gaúcho" que traz canções conhecidas como Rio Grande Véio e De cima do arreio, apresentou no dia 14 de julho/2009 seu espetáculo "Mais Gaúcho", no Teatro de Câmara Túlio Piva, localizado na Cidade Baixa.
Em 2009, Érlon conquistou o Prêmio Açorianos de Música, pelo trabalho Buenas e M'Espalho, juntamente com Shana Muller, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco.
O artista está preparando seu quarto CD, que será lançado na Semana Farroupilha, mas algumas canções serão tocadas com exclusividade durante o show, entre elas: Cria do Carajá (chamarra) e Fazendo Cerca (chamamé).
Érlon já teve suas canções gravadas pelos mais diferentes intérpretes da música regional, o que o torna um dos mais versáteis compositores da nova geração, transitando entre os mais diferentes estilos musicais (Milonga, Chamamé, Vaneirão, Valsa, etc).