×

Biografia de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira nasceu em Recife em 1971, mas mudou-se para Natal-RN com um ano e meio de idade. Neto do violonista Amaro Siqueira, fundador do curso de violão Clássico da UFRN e que foi um dos principais nordestinos para o violão.

Além disso, Fidja Siqueira, pai do Alexandre, deu continuidade às lições do velho Siqueira, tendo ainda como seu principal tutor José Carrion Domingues, ex-discípulo do espanhol Emílio Pujol que foi uma das maiores expressões do violão do mundo. Alexandre é a extensão desse legado violonístico da Família Siqueira.

Sua trajetória musical começou na infância, perturbando os vizinhos com o som estridente de sua flauta doce. Logo a flauta foi arrebatava pelo violão, paixão à primeira vista.

Daí pra frente, não foi difícil crescer musicalmente, já que se tratava de um aluno que tinha um pai violonista. Em sua casa o som mais comum era dos grandes clássicos do violão como Villa-Lobos, Joaquim Rodrigo, Segóvia, Tárrega, e claro, Amaro Siqueira.

Em 1984, iniciou seus estudos musicais na UFRN com o professor Eugênio Lima. Em 1990 Alexandre já era professor do Instituto de Música Waldemar de Almeida (Fundação José Augusto) como também em 1992 do Solar Bela Vista (SESI).

Alexandre sempre esteve envolvido com a maioria dos movimentos musicais em sua cidade desde que se iniciou na música. Também participou de Festivais de música em Londrina no Paraná, São Paulo, Porto Alegre, obteve aulas com os professores: Paulo Porto Alegre (SP) e Thomas Patterson da Universidade do Arizona (EUA), Nicolas Barros (RJ), o famoso violonista argentino Eduardo Isaac.